Aleksandr Vlasov esmagou a concorrência na crono-escalada do último dia da Volta à Romandia, este domingo, e arrebatou a competição.

PUB
KTM

Terceiro na classificação geral antes desta jornada decisiva, o russo de Bora-hansgrohe exibiu as suas aptidões de trepador – e de bom contrarrelogista -, e ganhou o tempo suficiente no percurso de 15,8 quilómetros e 875 metros de desnível positivo, com final em alto (Villars) a 1259 metros de altitude, para suceder a Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), vencedor da anterior edição da corrida suíça.

Vlasov superou o alemão Simon Geschke (Cofidis) por 31 segundos e Gino Mäder (Bahrain Victorious) por 36 segundos, que ficaram as restantes posições de pódio. Em sérias dificuldades durante a segunda parte deste contrarrelógio, Rohan Dennis (Jumbo-Visma), que vestia a camisola verde de líder à partida para o exercício individual, foi apenas 22º na etapa, a 2.12 minutos do vencedor, e caiu do primeiro para o oitavo lugar na classificação geral.

“É um dia incrível para mim, é minha primeira vitória em etapas no World Tour, mas também minha primeira à geral. O meu objetivo era vencer esta  etapa. Não dei tudo no início da subida para economizar um pouco para o fase final, fui muito consistente. Agora sei que sou um corredor muito forte, o meu próximo grande objetivo é o Tour de França. Vou descansar um pouco e depois começarei a minha preparação. Ter vencido aqui é perfeito para a minha confiança”, declarou Vlasov no final da etapa.

PUB
Prototype

No pódio final, ao lado de Aleksandr Vlasov, na segunda posição ficou Gino Mäder (a 50 segundos do russo) e Simon Geschke ocupa terceira posição (+55 segundos). O espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates), 8º na crono-escalada (+ 1’25”), baixou uma posição e termina em 4º da geral.

O top-10 fica completo com Ben O’Connor (AG2R Citroën Team, 5º), Damiano Caruso (Bahrain Victorious, 6º), Steven Kruijswijk (Jumbo-Visma, 7º), Luke Plapp (Ineos Grenadiers, 9º) e Einer Rubio (Movistar Team, 10º).

Também vais gostar destes!

Destaque

António Morgado soma e segue

António Morgado venceu a segunda etapa da Volta às Astúrias, impondo-se, em sprint, a um pelotão restrito. Afonso Eulálio (ABTF-Feirense), sexto no primeiro ...