A primeira impressão é que são iguais… Mas a Scott Spark e a Scott Spark RC são bicicletas diferentes e que se destinam a utilizações bastante distintas também, apesar de partilharem o quadro e vários outros elementos. Mas existem assim tantas diferenças ao ponto de a marca as colocar em categorias diferentes?

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A resposta é sim. E porque temos tido vários leitores do GoRide.pt a questionar-nos se ambos os modelos são idênticos, vamos aqui deitar o olho às características principais de cada uma.

Antes de mais, fica o esclarecimento de base: a Scott Spark é uma bicicleta de trail, como veremos mais à frente (e como vemos na nossa review recente à versão 910), enquanto a Scott Spark RC é o modelo que a marca destina ao XC mais convencional. Em breve teremos nestas páginas o teste também a esta versão!

É o mesmo quadro?

Fisicamente, sim; na geometria, não. Mas a resposta mais linear é sim, ambos os modelos baseiam-se no mesmo quadro. Não conseguimos encontrar diferenças nos sistemas de construção: tanto a Spark como a Spark RC têm nas respetivas gamas bicicletas com quadros feitos com a fibra de carbono HMF da marca.

Ou então com a mais exclusiva fibra de carbono HMX. Nestes casos, a Scott fala de 1.870 gramas de peso no quadro da RC que sustenta os modelos Evo, que são máquinas invejáveis e que deixam a concorrência em sentido, sem dúvida… Onde se encontra uma das maiores diferença é que a Spark também está disponível com quadro de alumínio, algo que não acontece entre as Spark RC…

Scott Spark RC 2022.

Ambos os quadros apresentam uma das mais recentes inovações Scott, que é a integração d amortecedor traseiro no interior do quadro. Já por aqui falámos muito deste sistema, pelo que o vídeo abaixo deverá resumir todo o funcionamento:

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Depois, as diferenças estão nas geometrias. Nas Spark RC, confessamos que ainda nos surpreende o conceito que incorpora um curso de 120 mm tanto à frente como atrás, algo que inicialmente nos fez pensar que esta é uma bike dentro da nova categoria do downcountry. Vendo com mais atenção, contudo, percebe-se que se trata de mais uma reviravolta no conceito de XC técnico…

Scott Spark 2022.

A geometria das RC fala por si, mostrando-se com números “descontraídos”: 67.2º na direção, eixos a 1.159 mm um do outro, escoras com 437 mm, reach de 441 mm (tudo isto no tamanho M)… E o que pretende a marca ao colocar aqui os 120 mm de curso? Dar um pouco mais de amortecimento nos momentos mais “críticos”.

(Apenas o) quadro em carbono HMX da Scott Spark RC.

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Neste ponto em particular surge o sistema de bloqueio Twinloc, que está presente em ambos os modelos. O comando no guiador permite bloquear totalmente, bloquear parcialmente e deixar tudo desloqueado.

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O curso é adaptado em cada momento pelo rider, a geometria muda ligeiramente, e isto faz com que o comportamento da suspensão não fuja em absoluto ao que existia quando o curos era de apenas 100 mm, no passado. Para quando é necessário, no entanto, estão lá mais 20 mm.

Scott Contessa Spark RC Wold Cup 2022 (as Contessa são as versões para senhora).

Com a Spark RC a abordar o XC desta forma, onde fica a Spark? Fácil. Fica precisamente nas voltas mais “atribuladas”, com mais obstáculos, com mais saltos… À partida, mais 10 mm de curso na suspensão da frente (130 mm à frente, mantendo os 120 mm atrás) não parece uma mudança tão grande para se estar a falar de uma bicicleta com uma abordagem radicalmente diferente…

Mas na verdade a física faz milagres e esses 10 mm a mais de curso “levantam” consideravelmente a direção e modificam certas quotas: a direção agora chega aos 65,8º, os eixos distanciam-se um pouco até aos 1.174 mm, mantendo o mesmo triângulo traseiro com escoras de 437 mm… E isto é suficiente para serem duas bicicletas diferentes?

A Scott Spark 910 2022 que testámos.

Mais uma vez, a resposta é sim. Conhecendo bem ambos os modelos, as diferenças existem em boa dose e mudam efetivamente o comportamento da bike e o que podemos fazer com ela. Tudo conta, e isso está espelhados nas muitas diferenças que existem nos componentes e elementos instalados em cada versão.

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Componentes e periféricos…

Tanto entre as Spark como entre as Spark RC de 2022 as gamas são bastantes grandes, com muitas versões e níveis de equipamento distintos. Pode ser assim complicado encontrar muitos padrões comuns a todas elas e vincar os diferentes perfis. Mas vamos tentar…

O guiador integrado de 740 mm da Scott Contessa Spark RC World Cup…

Como a Scott Spark RC incide no XC, está equipada com componentes que dão primazia à aceleração e à reatividade. Naturalmente, os pneus são mais rolantes (mais pelas construções do que pelas medidas) e os guiadores, por exemplo, são menos largos (740 mm vs. os 760 mm no guiador das Spark).

O guiador em alumínio de 760 mm da Scott Spark 910 2022.

Tudo acaba por depender dos preços, mas nas rodas de ambos os modelos encontramos opções tanto em alumínio como em carbono. Mas note-se que nas Spark as rodas são sempre mais rígidas, robustas e pesadas do que nas RC, como seria de esperar numa bicicleta trail.

Quanto às suspensões, aí as diferenças não são extensas, mesmo sabendo que há cursos diferentes à frente. As Spark RC apontam mais para a leveza (com modelos Step Cast da Fox ou SID da Rock Shox, por exemplo), enquanto as Spark preferem mais resistência (modelo 34 Float da Fox).

O espigão telescópico que vem de série na Scott Spark 910 2022.

Nota para outro componente em particular: todas as Spark 2022 trazem de origem espigão de selim telescópico, ao passo que isso nas RC só acontece em algumas versões.

Conclusão

As marcas estão a esforçar-se cada vez mais para ampliar horizontes, disponibilizando um modelo para cada necessidade e para cada perfil de utilizador, o que por vezes pode deixar algusn deles algo confusos…

O mais importante, contudo, é que saibas que estamos aqui para ajudar, dentro das nossas capacidades e entendimento dos assuntos. E recomendamos sempre o mesmo como ponto mais importante: tenta perceber que tipo de BTT praticas mais vezes, que tipo de prática existe no teu grupo de amigos que andam de bike, para que depois possas escolher a bicicleta com as características adequadas ao que vais fazer nos trilhos.

Feita essa análise, experimenta os modelos para os quais estás mais “inclinado”, se possível, pois isso faz toda a diferença na hora de encontrar a solução certa!

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Teste GoRide.pt: Scott Spark 910 2022 [com vídeo]

Artigo redigido por José Escotto e editado por Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.


Fotos: Arquivo GoRide // Rodrigo Vicente // Scott Bikes

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