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Partilha!Tweet O classicómano da Deceuninck-QuickStep optou pelo Specialized Aethos, menos aerodinâmico, nas etapas de montanha do Tour de França. E explica porquê. O quadro (bicicleta) Aethos foi lançado (a) em outubro de 2020. A Specialized apresentou a bicicleta como concebida para o ciclista e não tanto para competição, distinguindo-a da SL7 com o objetivo de não as sobrepor no seu catálogo de oferta ao consumidor. O peso de 6 kg da Aethos está bem abaixo do regulamentado pela UCI (6,8 kg) com os componentes mais leves da gama de estrada da Specialized.PUB Um corredores profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da Specialized S-Works Tarmac SL7, Kasper Asgreen confirmou que esta bicicleta é capaz de estar no limite mínimo de peso. Por isso, impõe-se a questão: por que Asgreen escolhe a Aethos, menos aerodinâmica, uma vez que a vantagem de peso se dissipa pela necessidade lastrar a bicicleta ou instalar-lhe componentes mais pesados para ter, pelo menos, 6,8 kg? “A aerodinâmica numa bicicleta esbate-se quando se está no interior de um grupo ou pelotão, onde realmente não importa o quão rápida ou lenta é a bicicleta”, explicou Asgreen. O vencedor do Tour de Flandres de 2021 adianta que pediu a Aethos à Specialized e justificou a sua decisão com o privilégio ao conforto em relação à aerodinâmica nas etapas de montanha, porque sabe que não vai disputar a vitória. “Para mim, a maior diferença entre estes dois quadros é a sua agilidade e rapidez, mas, como sou um corredor grande e mais pesado, estarei sempre no grupetto nos dias de montanha, tentando apenas passar as etapas com o menor desgaste possível”, referiu.PUB “Todos nós sabemos que o asfalto francês às vezes é um pouco, digamos, rugosos e por vezes irregular. Provoca muitas vibrações, que se transmitem ao nosso corpo. O Aethos absorve essas vibrações muito melhor e é muito mais suave do que o SL7. Todas essas vibrações massacram o corpo, os músculos, a zona inferior das costas e assim por diante. Por isso chego muito menos fatigado e recupero muito melhor para a próxima etapa”. “Além disso, estou sempre num grupo, e não exposto ao vento frontal. Não enfrento o vento, como normalmente nas clássicas ou em etapas em que luto pela vitória, onde sacrifico o conforto, porque estou ao ataque, e prefiro ter a bicicleta mais rápida. Nas jornadas de montanha do Tour, mesmo com ligeira desvantagem na aerodinâmica, compensa-me largamente o conforto do Aethos”. De acordo com a Specialized, o quadro do Aethos pesa menos 215 g do que o Tarmac (com tamanho idêntico), por isso os mecânicos da Deceuninck-QuickStep tiveram que fazer algumas alterações nos componentes na SL7 de Asgreen para estar dentro do peso regulamentar. PUB Asgreen assume que essas modificações permitiram-lhe ter mais liberdade de escolha de componentes, com que procurou atenuar o déficit aerodinâmico da Aethos. “Como o quadro é muito leve, posso colocar basicamente os periféricos que quero na bicicleta e ainda assim atingir o limite de 6,8 kg, talvez tendo até de adicionar peso”, explicou o corredor dinamarquês. “Escolhi o conjunto guiador/avanço aerodinâmico que utilizo na minha Tarmac, apenas para adicionar um pouco de aerodinâmica, mas também principalmente, por estar familiarizado com a sua performance. Também montei o meu selim habitual Phenom Pro e as rodas [Roval] Rapide, mais aerodinâmicas do que as mais leves Aspinist [que estão montadas de série na Aethos]. “Como estou no grupeto, o esforço é muito constante. Onde as Alpinist efetivamente se destacam é nas acelerações, e na montanha ataca-se a velocidades muito baixas, as mudanças de velocidade são muito bruscas. Mas, no grupetto, limito-me a manter uma potência de 350 watts durante todas as subidas”. Quando questionado se algum outro corredor da equipa Deceuninck QuickStep está a seguir o seu exemplo em etapas de montanha, Asgreen confirmou que todos continuam a utilizar a Tarmac SL7. “Para este Tour, sou o único com a Aethos. Acho que é um pequeno teste. Se for positivo, vamos ver se outros companheiros da equipa também preferirão, no futuro, o quadro Aethos.” Especificações técnicas: Specialized S-Works Aethos de Kasper AsgreenPUB Quadro: Specialized S-Works Aethos Grupo: Shimano Dura-Ace R9170 Di2 Travões: Shimano Dura-Ace R9170 Discos Rodas: Roval Rapide CLX Avanço: Pro Vibe Alloy Guiador: Pro Vibe Aero Medidor de potência: Shimano Dura-Ace R9100-P Pedais: Shimano Dura-Ace R9100 Selim: Specialized Phenom Expert (carris Ti) Pneus: Specialized Cotton Turbo Ciclocomputador: Wahoo Elemnt Roam Grades de bidão: Tacx Deva
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