Bicicleta de estrada vs. gravel: 6 grandes diferenças e… haverá uma escolha certa?! 30 de Outubro, 2025
Partilha!X O italiano Gianni Bugno, presidente da Associação dos Ciclistas Profissionais (ACP), defendeu a decisão da União Ciclista Internacional (UCI) de proibir os corredores adotar a posição aerodinâmica “super tuck” em descidas, que considera ser “um mau exemplo para os ciclistas sem experiência e para os adeptos”.PUB A opinião do líder dos representantes dos ciclistas profissionais vai em sentido contrário à de alguns destes, que criticaram duramente a decisão da UCI. O britânico Chris Froome reagiu com humor, garantindo que a próxima decisão da UCI será “proibir ficar em pé na bicicleta e esticar os cotovelos”, enquanto o seu compatriota Tom Pidcock disse simplesmente que se trata de uma “estupidez”, e o polaco Michal Kwiatkowski sugeriu que a UCI de dedicasse a resolver os “problemas reais”, como o mau estado das estradas em algumas provas. Gianni Bugno explicou à Agência EFE, “essa regra emana de um comité de segurança e que os profissionais devem ensinar jovens ciclistas ou amantes da bicicleta a andar de bicicleta”. Para Bugno, o “exemplo” dos profissionais pode gerar acidentes pelo efeito de imitação. “Os profissionais sabem adotar na bicicleta posições perigosas que são capazes de manter, mas os jovens inexperientes certamente não, e correm o risco de acidentes gravíssimos”, explicou. O italiano considera que a proibição também deveria abranger os corredores não profissionais, porque têm nos profissionais “um exemplo muitas vezes a imitar”, disse.PUB Este novo regulamento lembra que a posição básica do ciclista é sentar-se na bicicleta com três pontos de apoio: pedais, guiador e selim. Além disso, a UCI também decidiu proibir o uso dos antebraços como ponto de apoio no guiador, “exceto durante as provas contra o tempo [entenda-se contrarelógio]”. Foto Luc Claessen/Getty Images A nova norma, que entrará em vigor a partir de 1 de abril, implicará penalizações diferentes de acordo com o nível da corrida. No Mundial, nos Jogos Olímpicos e no WorldTour masculino, o corredor desclassificado perderá 25 pontos UCI e pagaria uma multa de 1000 francos suíços. Nos Campeonatos Mundiais Sub-21 e Júnior, Campeonatos Continentais, WorldTour Feminino e nas competições das ProSeries masculinas e femininas, o incumprimento resultará na exclusão da corrida, a perda de 15 pontos UCI e uma multa de 500 francos suíços. Para todas as outras provas, incluindo campeonatos nacionais e juvenis, as sanções são a exclusão da corrida, 200 francos suíços e 5 pontos UCI.
| Destaque Campeonato do Mundo de Ciclismo Virtual da UCI 2025 disputa-se em Abu Dhabi com 44 finalistas Três etapas distintas vão coroar os novos campeões mundiais de e-sports na vertente de ciclismo no dia 15 de novembro. Há 7 horas
| Destaque Pinarello torna-se o patrocinador principal da equipa Q36.5 Pro Cycling Team A marca italiana dá o nome e fornece as bicicletas à Q36.5 Pro Cycling Team, na reunião com Tom Pidcock. Há 9 horas
| Destaque Lidl-Trek contrata diretor desportivo de renome Antigo vencedor da Gent-Welvegem e lançador de Cavendish, Bernhard Eisel trabalhava desde 2021 na Red Bull-BORA-hansgrohe. Há 11 horas
| Destaque Mathieu van der Poel vai participar num Half-Ironman? Van der Poel mencionou a vontade participar em triatlos e as conversas, imagens que se seguiram fazem crer que a promessa está feita. ... Há 13 horas
| Destaque Red Bull adianta-se e entra no mundo da tecnologia de Fórmula 1 A Red Bull e a Specialized realizaram testes aerodinâmicos com recurso à tecnologia de Velocimetria por Imagem de Partículas (PIV), desenvolvida para a ... Há 15 horas
Bicicleta de estrada vs. gravel: 6 grandes diferenças e… haverá uma escolha certa?! 30 de Outubro, 2025