Wout van Aert terá de curar devidamente as lesões, essencialmente fraturas, que sofreu na queda na E3 Saxo Classic antes de começar a treinar na estrada e, claro, muito antes de voltar a competir. O corredor da Visma-Lease a Bike sofreu fratura de uma clavícula, de três costelas e do esterno, depois de ter caído desamparado a alta velocidade a Através da Flandres.

PUB
Beeq

O médico da federação belga, Kris Vandermieren, alerta para o risco das fraturas malcuradas.

“Uma fissura no esterno cura-se sozinha, mas isso leva o seu tempo. Pode demorar meses. A linha de fratura [da costela] está sempre em movimento, pelo que não cicatriza facilmente. É preciso contar com isto durante 3 a 6 semanas”, afirma o clínico.

PUB
KTM

Van Aert vai ficar completamente desestabilizado a nível hormonal. “As neuro-hormonas, que nos fazem sentir bem, foram abaladas. Isto é realmente desastroso. Na pior altura possível, no topo da sua carreira… Isto não será mesmo nada fácil”.

PUB
Beeq

“No caso de uma nova queda, essas costelas partidas podem cortar a membrana pulmonar como uma lâmina e provocar um colapso pulmonar. Isso pode ser fatal”, alerta Vandermieren. “Há sempre um médico por perto durante uma competição, mas não durante o treino. Por isso, Van Aert terá de treinar principalmente nos rolos ao início para tentar evitar um acidente”.

A Volta a Flandres e a Paris-Roubaix estão excluídas do calendário do belga, mas a sua estreia na Volta a Itália é agora também extremamente improvável. No espaço de cinco semanas, é muito improvável que van Aert retome os treinos intensos e se apresente em condições físicas adequada a participar no Giro.

“É importante analisar a sua situação médica semana a semana. Os Jogos Olímpicos? Se ele puder regressar à competição após 2 ou 3 meses, isso é perfeitamente possível. Mas é claro que isso não é fácil”, conclui Vandermieren.

Crédito das imagens: Volta ao Algarve Facebook – https://www.facebook.com/photo.php?fbid=796565342502006&set=pb.100064456435993.-2207520000&type=3&locale=pt_PT

PUB
Specialized Levo

Também vais gostar destes!