A segunda etapa da Volta a Portugal Continente foi discutida novamente ao sprint e o vencedor foi o mesmo: Leangel Linarez, da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua. O venezuelano arranca amanhã de amarelo graças às bonificações do primeiro lugar.
Em direção a sul, o pelotão da Volta a Portugal rumiu de Abrantes a Vila Franca de Xira, num percurso com pouco mais de 177 kms. Com algumas dificuldades de quarta categoria, e outra de terceira nos 40 kms finais, a fuga do dia foi encetada no início da prova.
Fuga esta constituida por Jonas Hjorth (Global 6 Cycling), Wesley Mol (Bike AID), Bart Buijk (Universe Cycling Team) e Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) , que se mantiveram na frente da corrida durante 100 kms. Wesley Mol conquistou duas metas volantes.
Com as dificuldades dos 40 kms finais, as condições eram propícias a novas tentativas de fuga, e com as movimentações Luís Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi) conquista os dois prémios de montanha e Lukas Meiler (Team Vorarlberg) a meta volante.
Ainda se conseguiu destacar um pequeno grupo que ganhou vantagem sobre o pelotão: Sinuhé Fernandez (Burgos-BH), Luís Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), Lukas Meiler (Team Vorarlberg), Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) e César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista). Contudo, a cerca de 10 kms da meta foram absorvidos pelo rápido pelotão.
A partir daqui o pelotão segue compacto até à formação do sprint final, no qual Leangel Linarez alcança a sua segunda vitória consecutiva na Volta a Portugal 2023. Desta feita, Linarez é o novo camisola amarela, seguido por Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA), a 7 segundos, e com Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) no terceiro posto, a 10 segundos.
Nas restantes classificações, Leangel Linarez é também líder dos pontos, Luís Ángel Maté é o novo líder da montanha e Daniel Dias mantém a classificação da juventude. Por equipas é a Glassdrive-Q8-Anicolor que se mantém na frente.

Mais info:

Lê também:

Volta a Portugal – Etapa 1: Leangel Linarez ao sprint!

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo // Volta a Portugal

Também vais gostar destes!