Ruben Guerreiro foi sexto classificado na 3.ª etapa, a rainha, da Volta à Occitânia, em França. O português da Movistar esteve em evidência, atacando na derradeira subida, e apesar de ter sido alcançado, terminou em Nistos-Cap Nestes a 23 segundos do vencedor, o canadiano Michael Woods (Israel-Premier Tech), que é o novo líder da corrida.

PUB
Cube Stereo ONE

Guerreiro ocupa a 9.ª posição da geral, a 1.19 minutos de Woods, e é o terceiro corredor mais bem classificado da Movistar, atrás dos colombianos Einer Rubio (4.º a 41 s) e Ivan Sosa (8.º a 1.12 m).

Depois de dois dias para velocistas, a 3ª etapa e “etapa rainha” desta 47.ª edição do ‘Tour d’Occitanie’ apresentou um “pitéu” de 189 km montanhosos entre Gimont e Nistos-Cap Nestes.

Michael Woods confirmou o favoritismo e foi o mais forte na última subida, batendo Cristian Rodriguez (Arkéa-Samsic) ao sprint. Jesus Herrada (Cofidis), Victor Lafay (Cofidis) e Ivan Sosa (Movistar) completam o top 5 do dia. Como se referiu, Ruben Guerreiro chegou imediatamente atrás (+ 7 segundos) do seu companheiro de equipa.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Com esta vitória, Woods assume a liderança da classificação geral, com 9 segundos de vantagem sobre Rodriguez e 40 segundos de Georg Steinhauser (EF Education-EasyPost).

Na história da etapa, os fugitivos do dia nunca tiveram grande vantagem, devido aos favoritos quererem vencer. Por isso, o ritmo nas duas primeiras subidas do dia, o Col de Larrieu (4,7 km a 6,7%) e o Col de Menté (10,8 km a 6,4%), foi sempre alto, deixando desde logo em dificuldades um dos candidatos, Luke Plapp (INEOS Grenadiers).

A decisão da tirada deu-se, como era previsível, na subida final do dia, Cap Nestes (13,2 km a 7,1%). Desde as primeiras rampas fica cerca de uma dezena no grupo principal, ainda com alguns homens a resistirem em fuga.

Diego Camargo (EF Education-EasyPost) é o primeiro favorito a atacar, mas o equatoriano é rapidamente alcançado. Victor Lafay (Cofidis) contra-ataca e também é apanhado.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Até que foi a vez de Michael Woods partir para a ofensiva, a 8 km da meta. O canadiano acelera bastante durante cerca de 500 metros e apenas Cristian Rodriguez (Arkéa-Samsic) consegue segui-lo.

Ainda que o espanhol não tivesse colaborado muito, os dois corredores conseguem rapidamente abrir uma boa vantagem. Antes de chegar a uma pequena secção plana, a 5 km da meta, Woods e Rodriguez estão 20 segundos à frente de Ruben Guerreiro, que entretando saltava no seu encalço, e 50 segundos à frente de um grupo de 8-10 favoritos.

A 2 km, numa fase da subida com percentagens mais elevadas, percebe-se que a vitória será decidida entre o espanhol e o canadiano. Rodriguez acelera sob a bandeira vermelha (último km), mas Woods consegue seguir na sua roda e lançar o sprint a 200 metros da meta, batendo o seu adversário, que cede 3 segundos (mais bonificações).

Atrás, os perseguidores chegam um a um: Jesus Herrada (Cofidis), Victor Lafay (Cofidis) e Ivan Sosa (Movistar)… e Ruben Guerreiro.

Classificações:

Também vais quer ler…

Bora-Hansgrohe com design especial para o Tour [com vídeo]

Fotos Israel-Premier Tech Twitter e Movistar Twitter

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Também vais gostar destes!