Mathieu van der Poel confirmou o favoritismo e conquistou a terceira Volta a Flandres do seu palmarés, este domingo, num dia também histórico para o ciclismo português, com o quinto lugar de António Morgado, o melhor resultado de sempre de um corredor do nosso país num ‘monumento’ e aos 20 anos e 63 dias de idade também o mais jovem desde 1945 a terminar no top-5 de uma das cinco clássicas mais prestigiadas.

PUB
Giant TCR 2024

Depois de vencer em 2020 e 2022, o Mathieu van der Poel juntou a edição de 2024 da Ronde, e em grande estilo! Vencendo isolado pela primeira vez, o que lhe permitiu saborear o triunfo, o campeão mundial deixou todos os seus rivais para trás a 45 quilómetros da chegada, na subida de Koppenberg, iniciando uma cavalgada em solitário até à meta em Oudenaarde, para se tornar o sétimo da história a conquistar a Volta a Flandres pela terceira vez. O neerlandês junta-se aos belgas Achiel Buysse, Eric Leman, Johan Museeuw e Tom Boonen, ao italiano Fiorenzo Magni e ao suíço Fabian Cancellara.

Intocável Van der Poel, a grande batalha aconteceu pelos outros dois lugares do pódio, com um sprint incrível entre dez corredores, incluindo o jovem português António Morgado. O mais forte foi o italiano Luca Mozzato, que aos 26 anos oferece à sua equipa Arkéa-B&B Hotels o primeiro pódio num ‘monumento’. O terceiro lugar foi inicialmente de australiano Michael Matthews (Jayco AlUla), mas o segundo classificado na Milão-Sanremo atrás de Jasper Philipsen foi desclassificado por sprint irregular, acabando por ser o alemão Nils Politt a subir ao derradeiro degrau.

O alemão da UAE Emirates terminou à frente de dois companheiros, o dinamarquês Mikkel Bjerg e António Morgado, na quarta e quinta posições. Seguiram-se Magnus Sheffield (INEOS Grenadiers) e Oliver Naesen (Decathlon AG2R La Mondiale).

PUB
Specialized Levo

Apanhados nos últimos metros pelos seus perseguidores após um ataque de 30 km, Dylan Teuns (Israel-Premier Tech) e Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost) tiveram de se contentar com o oitavo e nono lugares, respetivamente.

Classificação


Créditos da imagem: EPA/ Frederic Sierakowski / Lusa

Também vais gostar destes!