Mais do que a longa batalha de desgaste contra Ben O’Connor e os cinco segundos que mantém na liderança da Vuelta, é a desistência de Wout van Aert na terça-feira, vítima de queda, o acontecimento mais marcante da corrida espanhola até agora, e o segundo para os portugueses depois do abandono de João Almeida.

PUB
Prototype

O belga da Visma-Lease a Bike caiu numa descida, quando não conseguiu evitar o despiste quando um adversário foi ao solo à sua frente, e foi forçado a abandonar a prova quando liderava as classificações de melhor trepador (imagine-se!) e por pontos, além de ter vencido três etapas.

 

PUB
Nova Trek Supercaliber

Ferido na perna direita, o camisola verde ainda tentou retomar a corrida, mas apenas percorreu alguns metros antes de parar e sentar-se na bagageira do carro do seu diretor desportivo. Após vários minutos de espera, foi anunciado o abandono.

Van Aert foi levado para o hospital de ambulância para ser examinado e, felizmente, não tem fraturas ou lesões mais graves do que um ferimento profundo na zona do joelho direito que implicará algum tempo para sarar, informou a Visma na quarta-feira de manhã. Época negra para o belga, com mais uma queda, embora menos do que a sofrida na Através da Flandres, em finais de março.

Mas foi a consternação generalizada entre os adversários que mais diz sobre a perda para a corrida e o valor que Van Aert lhe vinha a acrescentar.

Kaden Groves, a vítima preferencial de Van Aert (apesar de ter vencido o belga na primeira chegada em pelotão, em Ourém, na 2.ª etapa), nas chegadas ao sprint e na luta pela camisola verde, foi o primeiro a reconhecer que o seu atraso pontual naquela classificação não lhe permitira reconquistar o símbolo, se o corredor da Visma se mantivesse em competição.

Mas como se não bastasse, Van Aert liderava a classificação de melhor trepador, que arriscava a vencer, tal era a vontade do belga em entrar em fugas em etapas de montanha. De resto, no dia da queda que o atirou pata fora da Vuelta, destacou-se na etapa por ter vencido as duas contagens de montanha anteriores, ambas de 1.ª categoria.

PUB
Cube Stereo ONE

Face à desistência de Van Aert, os australianos Jay Vine (UAE Emirates), na montanha, e Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), nos pontos, são, para já, os seus sucessores.


Crédito da imagem: vismaleaseaabike twitter – https://x.com/vismaleaseabike/status/1831014186417373452/photo/1

Também vais gostar destes!