Daniel Martinez ganhou a etapa e Remco Evenepoel a geral, mas o corredor mais combativo da quinta e última etapa da Volta ao Algarve foi Wout van Aert, da Visma-Lease a Bike – e também, sejamos justos, o seu companheiro de fuga tardia, Ben Healy, da EF Education EasyPost.

PUB
Specialized Levo

Depois de partir para derradeiro dia em 4º lugar da geral, Van Aert partiu para o ataque a cerca de 35 quilómetros da meta, na subida de Alte, para mexer na corrida e obrigar a Soudal Quick-Step a desgastar-se na sua perseguição.

“Parecia bem a certa altura, mas senti que o Ben Healy estava ligeiramente melhor”, afirmou, em jeito de brincandeira, o belga em declarações após a etapa ao Het Nieuwsblad. “Por isso, tive um problema. Mas tentei fazer algo radical, que acabou por não ser possível”, afirmou Van Aert.

Durante algum tempo pareceu que a tática agressiva da Visma com o lançamento de Van Aert estava a dar frutos, com a Soudal de Remco Evenepoel a queimar corredores na perseguição. No entanto… não era para ser.

“Esperávamos criar um pouco mais de caos nas equipas adversárias e mais propriamente na equipa do camisola amarela, que mais alguns gregários tivessem ficado para trás. Ainda havia demasiados em controlo atrás de nós, e isso foi pena”, refere Van Aert.

“Isso causou ao meu ataque menos hipóteses de sucesso”, reconhece.

No final da etapa, na subida final do Malhão, Van Aert pagou o esforço da sai iniciativa corajosa, caindo para 7º na geral. “Também ganhei uma etapa, o que é bom. Além disso, consegui mostrar-me em duas etapas difíceis. O terreno era um pouco duro demais para vencer, mas foi agradável e muito positivo. Hoje (domingo) foi também um dia típico de guerra e isso é sempre incluído como um incentivo ao treino. Isso também me faz melhorar”, conclui Wout van Aert, que se prepara para as clássicas do Norte.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Crédito das imagens: Volta ao Algarve Facebook – https://www.facebook.com/photo.php?fbid=796565342502006&set=pb.100064456435993.-2207520000&type=3&locale=pt_PT

Também vais gostar destes!