A integração de compartimentos nos quadros das bicicletas tornou-se uma tendência proeminente nos dias de hoje e isso aplica-se não apenas aos modelos de estrada, mas também às bicicletas de gravel (e de BTT).

PUB
Nova Trek Supercaliber

Um exemplo de uma das mais recentes a adotar esta característica é a Canyon Grail, que vimos recentemente (e em exclusivo) no Sea Otter Europe 2023. Mas este compartimento já está em muitas marcas e modelos!

Podemos afirmar que se trata de uma tendência que teve início, pelo menos em parte, com a criação dos compartimentos S.W.A.T. pela Specialized. É aproveitado o tudo diagonal do quadro para armazenar alguns itens que normalmente levamos connosco: câmara de ar, chave multiusos, “desmontas”, etc, e até alimentação como géis e barras, por exemplo.

Este compartimento fica acessível normalmente através de uma tampa e muitas vezes encontramos esse acesso debaixo da grade de bidon que está instalada precisamente no tubo diagonal. Depois cada fabricante “faz à coisa à sua maneira”, naturalmente…

PUB
Orbea Genius Dealers

Já falámos muitas vezes destes compartimentos de carga em bicicletas de estrada e BTT, mas hoje deixamos aqui uma pequena seleção de bicicletas de gravel que o incluem. Neste caso, todos os modelos baseiam-se em quadros de carbono.

BH GravelX

Ao contrário da maioria, a nova BH GravelX tem o acesso a este pequeno compartimento integrado na parte inferior do tubo diagonal. Embora não tenha uma grande capacidade, este espaço é suficiente para transportar um cartucho de Co2, uma pequena bomba e uma câmara de ar, por exemplo.

O sistema de abertura é bastante simples e o fecho é eficaz, apenas é preciso rodar meia volta. No entanto, um dos inconvenientes é poder ganhar um pouco mais de lama e sujidade (por ter o acesso pela parte de baixo do tubo diagonal).

Mais info » BH GravelX

PUB
KTM E-Bikes BTT

Canyon Grail

Como referimos ao início, a nova Canyon Grail Gen2 é a mais recente a incorporar esta tendência, com um compartimento de carga de nome Aero Load. Esse compartimento está debaixo da grade de bidon e tem uma tampa do estilo clic, por assim dizer.

Foi concebida uma pequena bolsa à medida deste mesmo compartimento, com o objetivo de mitigar eventuais barulhos parasitas, e lá dentro pode seguir a bomba, cartuchos Co2 e tudo mais que caiba no espaço disponível. Integrado na parte de dentro da tampa est´au msuporte próprio para a ferramenta multiusos.

Mais info » Canyon Grail

Orbea Terra

O compartimento LockR na Orbea Terra é alcançado também através de uma tampa que está debaixo da grade de bidon, neste caso com um sistema de alavanca a fechar.

O espaço tem capacidade para carregar bastantes itens, à partida, permitindo assim ter lá dentro uma câmara de ar, a bomba e um cartucho de CO2, por exemplo. E existe ainda espaço para o kit de ferramentas multiusos.

Mais info » Orbea Terra

PUB
Specialized Levo

Santa Cruz Stigmata

Neste caso, o compartimento de carga da Stigmata também tem um nome específico: chama-se GloveBox. E a capacidade deste “porta-luvas” é “generoso”, sendo que a Santa Cruz disponibiliza ainda uma pequena bolsa (a Toll Wallet) para lá guardar ferramentas, a bomba, cartuchos de CO2, etc.

Existe ainda a opção de escolher outra bolsa mais longa (a Tool Purse), pelo que esta permite guardar desde uma câmara de ar até “desmontas” e quaisquer acessórios itens que possam ser úteis.

Mais info » Santa Cruz Stigmata

Specialized Diverge STR

Como vimos, a Specialized foi pioneira na integração destes compartimentos no quadro com o conhecido sistema S.W.A.T., que ainda permanece em muitos modelos da marca, do BTT à estrada.

Na última geração da Diverge STR, por exemplo, este compartimento não poderia faltar (já estava presente na geração anterior) e a tampa incorporada funciona com uma espécie de dobradiças que facilitam o uso.

Além disso, a Specialized oferece bolsas específicas para colocar neste compartimento, que podem ser compradas em separado.

Mais info » Specialized Diverge STR

Trek Checkpoint

A Trek Checkpoint é um modelo com um design bastante ágil, e que oferece muita versatilidade, pelo que já tivemos oportunidade de ver. E este compartimento de carga não podia faltar, apresentando-se com uma tampa fechada através de alavanca.

Como acontece com outras marcas, este espaço foi projetado a pensar numa bolsa própria, evitando assim que os acessórios causem ruídos incómodos. na parte de dentro da tampa existe um suporte que fixa a ferramenta multiusos, isto entre várias outras características.

Mais info » Trek Checkpoint


Sobre os artigos GoRide Top Seleção…

Este artigo não é um teste de grupo. Os GoRide Top são artigos em que juntamos uma série de produtos e/ou equipamentos que são referência em determinada área e/ou para determinada finalidades.

São escolhidos em função do que cada marca disponibiliza no momento, do que vemos noutros sites internacionais e da nossa experiência neste sector.

Conheces algum modelo que podia estar neste artigo e que tenhamos deixado de fora? Diz-nos qual, temos todo o gosto em adicioná-lo à seleção.


Artigo redigido por José Escotto e editado por Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.


Imagens: Trek // Specialized // Canyon // Santa Cruz // Orbea // BH // GoRide arquivo

Também vais gostar destes!