Se estás a ler este artigo no GoRide, provavelmente andas de bicicleta. Como tal, existem razões que fazem com que isso aconteça. E cada um tem as suas razões, umas mais caricatas que outras. Todas válidas e interessantes. Mas gostamos de vez em quando de perguntar a algumas figuras do ciclismo e do BTT nacional quais as principais razões que os levam a andar de bike. Desta vez, fizemos 4 perguntas a David Vaz.

- - - Pub - - -

Specialized Recolha em Loja

O minhoto David Vaz dispensa apresentações, certo? É presença habitual nos lugares cimeiros das provas de BTT XC em Portugal e atualmente ocupa a posição 568 do UCI Ranking.

Quisemos ficar a conhecer as principais razões que o levam a ser um apaixonado pelas bicicletas, pelo BTT. Mas ficámos a saber muito mais!

Razões para andar de bike: 4 perguntas a David Vaz

Qual a maior vantagem ou benefício que andar de bike traz à tua vida?

«O andar de bicicleta ou o treino alivia imenso todo o stress do trabalho e do dia… Por muito cansaço que possa ter devido ao trabalho, se fizer um treino fico logo como novo mental e fisicamente! E, além disso, a bicicleta leva-me a locais magníficos onde só se consegue ir de dessa forma ou a pé!»

David Vaz

Podes revelar-nos algum dos teus segredos de treino especiais?

«Acho que não tenho assim nenhum segredo nem sou um exemplo muito bom neste aspecto, pois não tenho treinador nem tenho descanso depois dos treinos. Também não costumo dormir muito, normalmente durmo cerca de 6h00 por dia! Uma das coisas que tenho é um nutricionista que me acompanha, pois no meu caso acho muito importante, pois ando sempre de um lado para o outro e por vezes esqueço-me que tenho de me alimentar convenientemente.»

«Mas por muito que o treino esteja evoluído, a base é sempre a mesma: temos de saber ouvir o corpo e fazer o treino principalmente pelas sensações que se têm durante esses momentos. Normalmente, quando estou sem provas ao fim de semana, procuro sempre fazer treinos de quatro a cinco horas e com bastante acumulado de subida. Muitas vezes faço três ou quatro vezes a mesma subida a um ritmo forte!»

David Vaz

Qual a maior aventura que já viveste com a tua bicicleta?

«A minha maior aventura foi a ida a Timor Leste, sem dúvida. É um país que me diz muito e me marcou muito: pelo afeto dos timorenses, pela beleza e pela realidade em que eles vivem… Quem lá vai volta uma pessoa diferente, pois damos mais importância a coisas que cá damos como adquiridas! Já lá fui três vezes e conto ir muitas mais. Adoro aquele país!»

Como é para ti um dia perfeito com a tua bicicleta? Apenas diversão ou mete sempre treino?

«Para mim qualquer treino é divertido, porque eu adoro andar de bicicleta! Um dia perfeito de bicicleta é sair com uma mochila às costas, sem horas de regresso e com praia à mistura!»

LÊ TAMBÉM:  Nocentini e Errazkin sancionados com longa suspensão

- - - Pub - - -

Ciclocomputadores Garmin

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.