Embora os preparativos para a Volta a França de 2024 estejam apenas no início para a maioria das equipas e dos ciclistas, as três primeiras etapas do percurso de 2025 foram reveladas.

PUB
Orbea Genius Dealers

Na primeira, com início e final em Lille, com passagem paredes meias com as estradas da Paris-Roubaix, os organizadores da corrida gaulesa optaram por não incluir troços em pavé, característicos daquela zona do país.

Muitas vezes, quando a Volta a França visita Lille as etapas incluem piso empedrado, como foram as tiradas nas edições 2022 e de 2014. Mas colocar uma etapa deste tipo logo a abrir a corrida seria “insano”, acredita o criador do percurso, Thierry Gouvenou.

PUB
KTM

“Dada a escolha que fizemos das cidades [de partida e chegada], teríamos de as fazer na etapa 1, porque o pavê está todo no sul da região”, disse Gouvenou ao L’Équipe. “Não nos sentimos suficientemente loucos para colocar os ciclistas no pavé logo no dia 1. Os setores de pavé estarão de volta, mas não em 2025”, revelou o francês.

Com empedrado ou sem empedrado, ainda haverá desafios nas etapas de abertura. “É uma etapa longa e incluímos deliberadamente muitas mudanças de direção na esperança de que os ventos cruzados possam ter influência na corrida”, explica Thierry Gouvenou.

“Saint-Étienne-au-Mont (900 metros a 11%), que tem 300-400 metros a 15%, é tão difícil como o Pike na etapa 1 do Tour de 2023. Quem estiver mal posicionado no topo destas subidas arrisca-se a perder muito tempo”, explicou o mesmo responsável.


Imagens Tour de France Twitter

PUB
Orbea Genius Dealers

Também vais gostar destes!