Foi no início de Outubro que a equipa GoRide.pt marcou presença na aventura que é o no Transcávado BTT GPS, uma prova de BTT que tem lugar bem a norte do país, com tracks a passarem em concelhos emblemáticos em termos de paisagens como Montalegre, Rio Caldo, Terras do Bouro, Vila Verde, Esposende…

PUB
Giant TCR 2024

Aceitámos o irrecusável convite da organização do evento, pela pessoa de Hugo Rocha, e partimos à aventura durante o fim de semana. Objetivo: palmilhar os mais belos trilhos de BTT do Gerês. Tal como indica o nome da prova, seguimos o leito do rio Cávado desde a nascente até à foz, ou seja, de Montalegre até Esposende.

A representar o GoRide.pt esteve a dupla composta por Nuno Margaça, um dos mentores do projeto, e por Marco Chagas, ilustre embaixador do GoRide que é habitual companheiro de dupla em grandes maratonas internacionais do Nuno Margaça.

Sob orientação de GPS, ambos participaram na Slow Race, a modalidade do evento que tem partida em Montalegre e meta da 1ª etapa em Terras de Bouro, após 70 kms e 2.000 D+. Já a 2ª etapa leva-nos ao longo de 80 kms com 1.700 D+ até Esposende.

PUB
Giant TCR 2024

Existe também a versão Race, que é disputada em apenas um dia, ao domingo, com 150 kms e 3.500 D+! O percurso é o mesmo em ambas as versões, contudo, e realizado na sua maioria por caminhos rurais e estradas florestais sempre ao longo das margens do rio Cávado e seus afluentes, sempre em cenários dificilmente acessíveis sem ser de bicicleta ou a pé.

Castanheiros a perder de vista, extensas plantações de kiwi, florestas com riachos pelo meio… Cenários e paisagens que nos transportam para um universo único, com organização da Esposende 2000.

Nesta  6ª edição alinharam aproximadamente 100 particiantes a solo e 50 duplas, isto na versão Race (150 kms em apenas um dia), e cerca de 230 concorrentes na Slow Race (dois dias).

PUB
TrekFest 2024

Participação GoRide.pt

Não tem sido constante a participação de elementos GoRide.pt em passeios ou provas, mas o desafio lançado pelo organizador Hugo Rocha, um dos mentores/organizadores do Transcávado BTT, foi irrecusável. Respondemos sim na hora, e muito por causa do feedback que temos de edições anteriores, pela paisagem e pelo desafio que sabíamos que ia ser.

“Uma das provas mais bonitas em que participei nos anos mais recentes”, conta Nuno Margaça. “Sublinho desde já a excelente organização, irrepreensível e com pontos de abastecimento incríveis, verdadeiras ‘tentações’ que convidam a degustar tudo o que ali está e a permanecer largos minutos parados!”.

E continua: “Participar nesta prova novamente com o Marco foi equivalente a uma nova ‘injeção’ de BTT. Tinha muitas saudades de andar com o meu companheiro de duplas para grandes desafios. E em breve teremos um novo desafio, ainda maior… Mas parabéns à organização, para o ano cá estaremos de novo!”.

Mais info e classificações:


Imagens: Eduardo Campos

Também vais querer ler…

Calendário Granfondos em Portugal em 2023

PUB
Specialized Levo

Também vais gostar destes!