A grande novidade do momento nas transmissões para BTT: é já este verão que chega o conjunto Shimano Deore de 12x, a série M6100, que a marca garante trazer a esta gama mais acessível “o mesmo DNA dos grupos de montanha XTR, Deore XT e SLX”.

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Mais do que isso, existe compatibilidade total com todos os restantes conjuntos referidos, o que permite combinar livremente diferentes produtos e escolher o tipo de montagem de acordo com as necessidades e estilos de cada BTTista.

Conjunto Shimano Deore de 12x: todos os componentes!

Assim, a série Deore M6100 é naturalmente composta por pedaleiras 30, 32 e 34d, cassete, corrente, manípulos, travões e desviador traseiro, na totalidade.

Este pedaleiro Deore 1x12V (FC-M6100) apresenta-se com um acabamento metálico lustroso e integra a tecnologia Dynamic Chain Engagement+ que também encontramos nos grupos mais acima nas gamas (XTR, XT e SLX). A Shimano promete “mais suavidade, menos ruído e uma excelente retenção da corrente”.

O cranque está equipado com um sistema de montagem direto, simplificando a substituição das rodas pedaleiras, algo que é cada vez mais comum nos tempos que correm. Estão disponíveis as opções de 170 e 175 mm no comprimento dos cranques.

Cassete e corrente

Neste conjunto Shimano Deore de 12x, a cassete de 12v (CS-M6100) é fabricada com 12 carretos de aço num rácio de 10-51D. Com comutação Hyperglide+, estão garantidas passagens mais suaves em carga tanto para mudanças altas como baixas.

Em complemento, a   apresenta uma transmissão suave e com uma elevada retenção, isto porque o design dos elos interiores combina na perfeição com o perfil dos dentes das rodas pedaleiras do mesmo conjunto, pelo que afirma a Shimano.

Quando às mudanças de trás, é o desviador Deore RD-M6100-SGS que entre em ação, compatível com a cassete 10-51D. As roldanas com 13D e tecnologia Shadow RD+ estão lá na tentativa de reduzir ressaltos da corrente.

Mais controlo?

Depois, é o manipulo direito de 12v Shimano Deore SL-M6100-IR, beneficiando da mesma tecnologia utilizada nos grupos XTR, Deore XT e SLX, o sistema I-SPEC EV, permite deslocação lateral de 14 mm e 10º de movimento rotacional.

Também no campo do controlo, o conjunto Shimano Deore de 12x não ficaria completo sem o respetivo set de travões. Na série M6100, estão disponíveis numa versão para XC com uma pinça de dois pistões ou com quatro pistões uma variante para trail e enduro, ambos com uma manete de travão redesenhada (BL-M6100).

As manetes de travão estão equipadas com a tecnologia Servo Wave e ambas as pinças podem ser utilizadas com pastilhas de resina ou metal, em combinação com os discos SM-RT64 ou SM-RT54.

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Para completar o cockpit será disponibilizado como opção um manípulo de espigão de selim, o SL-MT500, que a Shimano garante permitir ajustar com rapidez o espigão de selim sem comprometer a posição da mão no punho.

Conjuntos de 11v e 10v

Além do conjunto de 12v, estas novidades Shimano Deore incluem também versões de 11v e 10v com as mesmas tecnologias anunciadas para o conjunto de 12v. Estamos a falar das séries M5100 e M4100, ambas com a opção de um sistema de transmissão duplo (2x11 or 2x10).

Mas é certo que existirá uma opção para simples (1x11 or 1x10). Ausentes estarão algumas das avançadas tecnologias de comutação das 12V, no entanto os ciclistas podem escolher os cranques de 11v com a opção de uma cassete de 11-51D e pedaleiros simples com 30d ou 32d (1x11). Ou optar por pedaleiros duplos (2x11) na medida standard (FC-M5100-2) ou na medida ‘boost’ (FC-M5100-B2). Isto com rodas pedaleiras 36-26d e cassetes de aço de 11-42d HG (CS-M5100).

Os ciclistas com 10v podem ainda complementar o pedaleiro simples (1x10) e rodas pedaleiras (30d ou 32d) com uma cassete HG 11-46d, ou o duplo 2x10 (36-26d) com a cassete HG 11-42d ( CS-M4100).

Transmissão completa

As mudanças traseiras são específicas de acordo com a escolha de transmissão, com a versão RD-M5100-SGS a trabalhar com linhas de corrente 1x11, com baixo perfil de modo a ficar mais protegida de  impactos de pedras, e com estabilizador de corrente para evitar ressalto ou saída indesejada. Está desenhada para acomodar o carreto 51d na cassete de 11v.

Já a RD-M5120-SGS foi desenvolvida com a mesma tecnologia Shadow RD+ de baixo perfil e estabilizador de corrente para carretos de 42d (2x11/10) ou 46d (1x10). Existirá uma versão mais económica, a RD-M4120-SGS, disponível para 2x11 ou 2x10 sem estabilizador de corrente.

Por seu turno, as mudanças da frente (FD-M5100/M4100) estão prontas para uma ação mais leve e suave de comutação com distância ao pneu otimizada para aros mais largos e pneus de até 2.30. Ambas as opções têm múltiplas opções de montagem ao quadro (tipos D, E ou M).

Quanto aos travões, nas versões de 10v e 11v existe apenas uma manete de travão para funcionar com as duas versões de pinça (dois ou quatro pistões). A manete BL-M4100 é compatível com ambos os designs. A manete tem um ponto de contacto adicional na haste de guiador para aumentar a rigidez, abraçadeira de abertura rápida e ajuste free stroke.

As pinças BR-MT420 de quatro pistões estão preparadas para funcionar com pastilhas de resina ou metal, quanto as BR-MT410 de dois pistões apenas são compatíveis com pastilhas de resina.

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Mas há mais dados técnicos de todos os componentes que integram o novo conjunto Shimano Deore de 12x (e os restantes). Basta espreitares o site oficial MTB Shimano ou o da empresa que distribui oficialmente a marca em Portugal, a Sociedade Comercial do Vouga.

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