Ainda a edição deste ano da Volta a França mal terminara e já se ansiava por saber os pontos principais do percurso de 2024, que oficialmente só serão conhecidos no dia 25 de outubro, em Paris, data da apresentação formal da prova.

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À imagem de todos os anos, a revelação do percurso é um momento muito aguardado pelos fãs, após alguns meses de especulação, ainda que já se conhecem algumas etapas – nomeadamente as três primeiras e das duas últimas –, cuja divulgação também faz parte da tradição, para aguçar a curiosidade e pela publicidade e marketing.

Desde já, sabe-se que a Grand Depart será em Florença, em Itália, e que se seguirão três etapas integralmente transalpinas, com chegadas em Rimini e Bolonha (para corredores ofensivos) e Torino (para velocistas), enquanto as duas últimas jornadas serão corridas em redor de Nice, onde terminará, excecionalmente a competição em 20024, devido à realização dos Jogos Olímpicos em Paris.

A 20.ª etapa será um grande dia de montanha com final no Col de la Couillole e a derradeira tirada um contrarrelógio individual de 35 quilómetros entre Mónaco e Nice.

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Isto é que o é oficial, mas há muitos rumores sobre outras passagens do percurso do próximo Tour, provenientes de informações de diversas fontes credíveis em França.

Muito provavelmente, a Grande Boucle continuará por Itália após a etapa de Torino, com o início da etapa 4 em Pinerolo, antes de nesse dia cruzar a fronteira para França. O resto da primeira semana permanece indefinido, ainda que haja indicações de que poderá incluir um contrarrelógio (individual ou por equipa), o segundo nesta edição.

Para a segunda semana, mais informações surgiram há poucos dias. Deverá haver chegadas em Saint-Amand-Montrond e em Puy Mary, onde a partir daí os corredores enfrentarão os Pirenéus, com duas ou três grandes etapas de montanha. Uma destas deverá terminar no Plateau de Beille (15 km a 7,7%), que regressa após 2015, e outra no Plat d’Adet (10 km a 8,9%).

Na última semana, antes de chegarem à Côte d’Azur, os corredores atravessarão os Alpes, com etapas que deverão terminar em Super-Dévoluy e Barcelonnette. Todavia, é a 19.ª etapa que está a aguçar o apetite dos adeptos, e que, a confirmar-se, será a etapa rainha da 111.ª edição do Tour.

Segundo muitas fontes, a jornada integra as subidas ao Col de la Bonette (23,5 km a 6,8%), apenas a passagem mais elevada da Europa, com o cume situado a quase 2800 metros de altitude, e que não consta da rota da Volta a França desde 2008.

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Imagens: Tour de França e ASO Twitter

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