Estas novas rodas Fulcrum Metal Carbon e Metal ALX representam a entrada da marca italiana no segmento das rodas para bicicletas de trail, algo que certamente os praticantes desta vertente do BTT irão apreciar! E este é também o caminho lógico a seguir depois de a Fulcrum ter entrado com sucesso no cenários das rodas de BTT com a gama Red Zone, dentro da qual experimentámos o modelo Carbon.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

As Metal Carbon e Metal ALX “combinan o elevado rendimento que os trilhos de trail exigem com a necessidade de existir agilidade e resistência”, assegura o fabricante.

Metal family

E os dois modelos têm diferenças, com especial atenção para o facto de umas serem em carbono e as outras em alumínio. Nota: a designação Metal não está relacionada com essa diferença entre ambos os modelos.

Fulcrum Metal Carbon

Umas rodas pensadas para a performance: o leveza do carbono pressupõe reatividade e mais facilidade no manuseio da bicicleta. O peso do par está nos 1.550 gramas, um patamar interessante para umas rodas para trail.

O aro tem 32 mm de largura interna, “algo que assim é devido aos resultados obtidos em algumas provas e que mostram esta é a largura mais adequada para albergar pneus de 2.4’’ a 2.6’’, afirma a Fulcrum.

PUB
KTM E-Bikes BTT

O design é o conhecido sistema Nip(ple) Force da marca, “que pretende otimizar o equilíbrio entre a rigidez lateral e a capacidade de absorção vertical, e isto graças ao uso de uma técnica patenteada que mistura fibras e resinas FF80”, explicam.

Mas neste design conhecido das Red Zone a laminação é aqui diferente, o que eleva a rigidez, pois estas são rodas que serão submetidas a mais dureza nos trilhos.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

O design é também assimétrico: 6 mm de um lado e 3,5 mm do outro. A jante tem também a tecnologia 2-Way Fit, com um fundo não-perfurado, o que dispensa o uso de fitas tubeless, por exemplo.

O preço deste modelo (para XDR ou Microspline) é de 1.640 euros.

Fulcrum Metal ALX

Mais baratas são estas Metal ALX, que são em alumínio e custam 650 euros o par (para XDR ou Microspline). Diz o fabricante que se destinam a praticantes de trail que procuram mais robustez e fiabilidade sem terem de gastar tanto.

As ALX são em alumínio 6069, com juntas soldadas e um canal interno de 30 mm, o que está em linha com as tendência mais recentes do segmento.

A parte superior é em alumínio mecanizado em CNC, com uma espécie de rebaixamento na zona dos raios que dá à roda uma estética muito particular. O aro tem inclusive um look diferente, com gravações a laser e autocolantes refletores.

Os núcleos são os mesmos das Metal Carbon e o peso está nos 1.860 gramas (núcleo XDR).

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Tanto as Metal Carbon como as Metal ALX estão também disponíveis para bicicletas elétricas ‘light’ (com limite de 60 Nm e peso total de 135 kg), mas, neste caso, surgem apenas montadas de raiz em algumas bicicletas e não são vendidas em separado.

Mais info:

Também vais gostar destes!