“Construímos o novo Flight Attendant com o objetivo de simplificar as decisões sob pressão”, explica a RockShox sobre a nova geração deste sistema eletrónico em que a suspensão se regula sozinha e automaticamente em função do terreno. Estreia agora a nova versão de uma tecnologia que já é elogiada por atletas do XCO como Nino Schurter e Luca Schwarzbauer…

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A tecnologia em causa existe para mudar paradigmas, refere a Sram (dona da RockShox…), e o Flight Attendant é um sistema futurístico, sem dúvida, que tenta melhorar a experiência de condução da bicicleta de BTT.

Pertencente ao ecossistema Sram AXS, o Flight Attendant efetua as alterações necessárias ao nível das suspensões, tudo com base nos dados recolhidos no passado e no presente. Isto significa que chegam a ser feitas alterações em frações de segundos…

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Menos distrações, foco na velocidade…

Nino Schurter, por exemplo, não poupa nos elogios a este novo sistema. Em testes, num circuito com cerca de 90 minutos, o Flight Attendant efetuou 1.325 alterações na suspensão da bicicleta do ciclista suíço, algo inédito e que demonstra o potencial da tecnologia.

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Por outro lado, a equipa de testes da RockShox chegou à conclusão de que o sistema “permite que os atletas sejam 1.8% mais rápidos quando comparados com um sistema convencional”. Pode não parecer muito, mas, quando espelhado num traçado de 90 minutos de competição, “a diferença pode chegar aos 96 segundos”, explicam.

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Adaptive Ride Dynamics

Tal como o nome indica, o Flight Attendant adapta as suspensões ao nível de andamento. A pergunta é: como? A tecnologia baseada em sensores e o algoritmo associado efetuam medições em tempo real e todos os dados gerados servem para construir um perfil e calcular as Effort Zones do ciclista.

As Effort Zones são as zonas que o sistema estipula e identifica para cada indivíduo, e dividem-se em quatro: a Sprint Zone, a High Effort Zone, a Medium Effort Zone e a Low Effort Zone.

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Sprint Zone: A tecnologia Flight Attendant bloqueia “a suspensão totalmente e prioriza a eficiência”. Esta é para os sprints a “todo o gás”…

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High Effort Zone: Aqui andamos perto do limite, e a suspensão irá receber informação para ser “firme e eficiente”. A RockShox explica que este cenário é para esforços fortes em estradões ou subidas inclinadas.

Medium Effort Zone: Moderado e possível de manter durante um período de tempo elevado. O Flight Attendant exerce um equilíbrio entre o conforto e a eficiência, oferecendo um comportamento digno para praticamente todos os tipos de terreno.

Low Effort Zone: A marca fala em ritmos de “recuperação”, o que resulta numa posição mais aberta da suspensão, promovendo o conforto acima de tudo.

O algoritmo

A “receita” continua secreta, mas a RockShox desvenda o suficiente para sabermos como funciona a “magia”…

Os dados são constantemente recolhidos e analisados pelo “cérebro” do Flight Attendant. Isto cria uma “imagem”, ou perfil, do utilizador e personaliza a experiência de acordo com estes dados.

“O algoritmo recolhe os dados, aprende com eles, e trabalha no sentido de melhorar a precisão e retirar o máximo proveito das suspensões”, diz a RockShox em comunicado.

A suspensão funciona com o denominado “3 position damping”, o que se traduz nos três diferentes modos de atuação da mesma, fazendo depois uma correspondência com as Effort Zones: Sprint (bloqueado), Pedal (80% dos cenários) e Open (totalmente aberta).

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Mas tambem é possível personalizar e interferir manualmente no Flight Attendant. Por exemplo, o Bias Adjust é o que permite “dar preferência” a um certo estilo de condução. Isto significa que podemos “pedir” ao sistema que priorize a posição de Open, ou vice-versa, a de Sprint.

Com o Flight Attendant estamos sempre na posição certa na altura certa. (Lucas Schwarbauer)

SID SL Ultimate Flight Attendant – 1.499 euros

A versão para os puristas do XC! Esta suspensão varia entre os 100 e os 110 mm de curso. Agora com a tecnologia Fligh Attendant, tem também o sistema de três posições Charger Race Day 2.

A mola é a DebonAir, com offset de 44 mm e peso de 1.480 gramas. Exclusivo para rodas 29″.

SID Ultimate Flight Attendant – 1.599 euros

A SID Ultimate vai ao encontro do XC mais atual e técnico, ao contar com 120 mm de curso. Tem na mesma o sistema de três posições Charger Race Day 2 Flight Attendant, mas ganha um upgrade ao nível da mola, agora a DebonAir+. O peso sobe para as 1.624 gramas.

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SIDLuxe Ultimate Flight Attendant – 949 euros.

O conjunto completa-se com o SIDLuxe, o amortecedor traseiro com a tecnologia Flight Attendant, aqui o RL3. A mola varia entre a SoloAir e a DebonAir, dependendo das versão , e o peso anunciado fixa-se nas 349 gramas.

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A RockShox já disponibilizou a lista de bicicletas compatíveis com estes modelos de suspensões, mas recomendamos que a consultes no site da Sram/RockShox. Uma delas é a nova Specialized Epic 8 2024 que apresentamos neste artigo, em que a versão S-Works conta com esta tecnologia no amortecimento.

Mais info:


Créditos imagens: RockShox e SRAM

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