A gama Trek Fuel existe desde 2012, mas mais recentemente a marca tem sentido a necessidade de “arrumar” os vários modelos da gama nas vertentes certas do BTT. A Top Fuel, hoje, destina-se aos fãs do downcountry. Enquanto isso, tanto esta novíssima Trek Fuel EX como a sua versão elétrica EXe (que apresentámos aqui e testámos aqui, com vídeo) são claramente bicicletas de trail.

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Dito isto, eis que a Trek lança hoje o modelo de 2023 da Trek Fuel EX, pelo que se pode considerar ser uma estreia, apesar de o quadro ser bastante próximo da elétrica Fuel EXe.

São dez versões disponíveis (encontras no site oficial as listas de especificações de todas elas) e os preços estão mais abaixo neste artigo (entre os 2.699 e os 12.999 euros). E o que não falta são “pormenores” no quadro comum a todas elas, algo que, segundo diz a marca, faz toda a diferença na montanha e numa utilização tipicamente trail. Ora vejamos…

O quadro está mais longo, a suspensão da frente passa a ter 140 mm e há updates à geometria: o reach aumenta 20 mm (no mínimo, depende do tamanho), o ângulo de direção passa de 66 para 64,5 graus e as escoras estão mais curtas, dependendo do tamanho do quadro.

Por sua vez, está presente o sistema Mino Link, que consiste numa espécie de flip chip / parafuso que permite ajustar em meio grau o ângulo da direção e em 8 mm o bottom bracket. Para adequar ao estilo de cada rider.

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Por outro lado, este novo design de quadro da Fuel EX oferece mais opções para fazer upgrades com componentes e acessórios. É compatível com uma grande variedade de amortecedores, incluindo de mola, e o tubo de espigão mais largo de 34,9 mm permite utilizar espigões telescópicos com mais curso e mais fiáveis. Está também preparada para uma configuração mullet, com tamanhos diferentes de roda à frente e atrás, conjugando a agilidade da roda 27.5” na traseira com a velocidade da roda 29” na dianteira.

O compartimento de armazenamento integrado no quadro está presente em todos os tamanhos e versões, bolsa Bontrager Bits incluída, os cabos passam todos no interior e todo o tubo diagonal está protegido na parte inferior com duas peças de fibra.

  • Fuel EX 5 – 2,699 euros
  • Fuel EX 7 – 3,699 euros

  • Fuel EX 8 – 4,499 euros

  • Fuel EX 9.7 – 5,399 euros

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  • Fuel EX 9.8 GX AXS – 7,699 euros

  • Fuel EX 9.8 XT – 6,999 euros

  • Fuel EX 9.8 XT P1 – 7,599 euros
  • Fuel EX 9.8 GX AXS P1 – 8,299 euros
  • Fuel EX 9.9 XTR P1 – 10,999 euros

  • Fuel EX 9.9 XX1 AXS P1 – 12,999 euros

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