A mais recente versão da família Spark chega com pontos chaves como 120 mm de curso e amortecedor traseiro integrado no quadro. Diz a marca que esta última evolução permite melhorar a construção do quadro em torno do amortecedor, ao passo que a montagem trunnion “autoriza” uma estrutura muito mais rígida, reduzindo assim o movimento e promovendo uma transferência de potência mais eficiente.

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Também permite adicionar rolamentos maiores ao pivô do tubo de selim, reforçando ainda mais essa zona e reduzindo qualquer movimento desnecessário. A tecnologia de suspensão integrada também ajuda a baixar o centro de gravidade. Como resultado, a bicicleta oferece uma melhor e mais estável condução, o que dá mais confiança ao ciclista durante a sua utilização, pelo que a Scott refere nas informações referentes à gama 2022 destes bikes de suspensão total.

O acesso ao amortecedor é facilitado através de uma tampa situada na área do bloco pedaleiro. Isto permite ajustar retorno, compressão, pressão do amortecedor e instalação ou substituição do cabo do sistema de suspensão TwinLoc. A nova Spark RC vem com um amortecedor Fox Nude ou RockShox Nude, ambos com 120 mm de curso na roda traseira e sistema TwinLoc.

Um dos principais objetivos para esta bicicleta era ter uma plataforma desenhada em torno de 120 milímetros de curso de suspensão dianteira e traseira. Ter mais curso de suspensão para os percursos cada vez mais técnicos era uma prioridade. O resultado é a bicicleta de XC mais capaz de sempre na gama, sendo uma das mais leves do segmento com 120 mm de suspensão dianteira e traseira: 1.870 gramas, já a contar com o amortecedor.

A nova plataforma foi também desenvolvida em torno de uma linha de corrente de 55 mm, para garantir uma boa folga para os pneus sem perder rigidez, o que pode ser essencial para a transferência de potência. Além disso, permite montar pratos de 40 dentes.

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Há espaço suficiente para colocar duas grades de bidon no quadro, ao que a Spark anterior não permitia, e todos os rolamentos vêm com uma proteção extra contra os elementos externos.

Outra novidades: a nova Spark vem equipada com o novo guiador Syncros Fraser iC Combo. A integração de cabos nesta parte apresenta sempre alguns problemas, pelo que este Fraser foi em parte desenvolvido para tentar resolvê-los.

Os designers da Syncros trabalharam neste formato para permitir que os cabos passem por baixo do guiador e nas laterais do avanço antes de desaparecerem para dentro de umas peças de plástico integradas na caixa de direção. Todos os guiadores e avanços apresentam várias opções de montagem para ciclocomputadores, luzes e suportes para câmaras, tanto por cima como por baixo do guiador.

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Também é possível ajustar o ângulo da caixa de direção em 0,6 graus, aumentando ou reduzindo o ângulo. Isto pode ser feito sem cortar cabos ou sangrar os travões. Tudo o que é preciso fazer é desmontar o guiador, rodar os copos da caixa de direção a 180 graus e voltar a montar.

No vídeo no início deste artigo é possível ver “ao vivo” todos os pormenores das novas Spark, cujos preços podem ir dos 3.199 euros, sensivelmente, aos 13.999 euros na versão topo de gama com a transmissão mais evoluída da gama AXS da Sram (preços ainda sujeitos a confirmação e que podem ser diferentes na chegada ao nosso mercado).

Mas podes ver todos os modelos disponíveis e as respetivas características de cada versão e montagem no site da Scott, naturalmente:

NIGHT OF THE SPARK

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