A nova Scott Ransom para 2024 está mais uma vez preparada para deixar os praticantes de enduro de queixo caído… E o principal ponto de destaque continua a ser a suspensão traseira integrada que já se conhece da marca norte-americana, apesar de, neste caso, se tratar de sistema de seis links.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Este tipo de design parece estar reservado para marcas de conceção mais exclusiva, além de que o sistema Twinloc continua também a estar presente, permitindo escolher diferentes configurações para o amortecimento: bloqueio total de ambas as suspensões, desbloqueio total ou curso a 70%, sensivelmente.

“Desenvolvida em estreita colaboração com os atletas da Taça do Mundo de Enduro da Scott e outros freeriders de renome mundial, a nova Scott Ransom incorpora a tecnologia de suspensão integrada (IST) patenteada pela Scott em conjunto com a nova mecânica de 6 links, que proporciona uma experiência de condução incrível”, refere a marca em comunicado.

Um sistema de suspensão 6-Bar significa que estão presentes até seis pivôs ou pontos de articulação (os denominados “links”), que conferem um #comportamento extremamente preciso, desenhando uma infinidade de arcos diferentes à roda”: o triângulo “agarra-se” de forma flutuante à estrutura principal do quadro. Aliás, 170 mm é o curso em ambas as suspensões.

imagem-scott-ransom

O sistema 6-Bar é ideal para realizar ajustes mais precisos em cada parâmetro, de forma independente, explica o fabricante. A Scott destaca ainda a importância de considerar a bicicleta como um sistema completo, alcançando com este sistema 6-Bar “um ótimo equilíbrio entre o desempenho da suspensão, a transferência eficiente de carga e um design otimizado do quadro”, explicam.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

imagem-scott-ransom

O acesso ao amortecedor é feito removendo a já conhecida tampa no tubo diagonal: basta pressionar um pequeno botão, retirar a tampa e o amortecedor estará acessível.  imagem-scott-ransom

O quadro, por enquanto, só está disponível em duas fibras de carbono diferentes (a exclusiva HMX e a HMF com triângulo traseiro em alumínio), sendo que a bicicleta vem de série com rodas de 29”, mas permite a instalação de uma roda traseira de 27,5” para transformá-la numa ‘mullet’.

Isto é possível graças ao uso de um chip-flip de geometria (instalado no ponto de fixação inferior do triângulo traseiro).

imagem-scott-ransom

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Outro detalhe “personalizável” é o ângulo de direção, que pode ser ajustado entre a opção padrão de 64,4º ou entre 63,8 e 65º, referem.

Outro ponto a ter em atenção nesta nova versão da Scott Ransom é o compartimento integrado no tubo diagonal, que inclui o kit Matchbox da Syncros, que tem uma câmara de ar extra, “desmontas”, uma ferramenta para a corrente e ainda um conjunto de chaves.

A versão mais exclusiva para já é a Ransom 900 RC, com quadro totalmente em carbono HMX e equipamento de topo. Depois estão na gama as versões 910, 920, 930 e Contessa 910, com quadro em carbono HMF e triângulo traseiro em alumínio.

Segue o link abaixo para veres mais informação e consultares as listas de especificações completas de todas as versões da nova Scott Ransom.

Mais info:

Também vais gostar destes!