As bicicletas elétricas de montanha que chegam este ano estão a bater todos os recordes de… leveza! Desta vez, a surpresa chega-nos com a nova Orbea Rise 2023, que se apresenta com menos de 16 kg na versão todo de gama e, segundo a marca espanhola, traz “mais autonomia e mais agilidade”. Vejamos todos os pormenores e todas as versões disponíveis!

PUB
Prototype

Como acontece com quase todas as e-BTTs, é para a prática de trail. Mais:
conta com o novo motor RS da Shimano, o EP801, isto nas quatro versões que têm quadro em carbono (existem outras três com quadro em alumínio). A juntar ao motor, a bateria, claro.

Neste caso, uma unidade de 360 Wh, que foi redesenhada e otimizada a pensar neste gama da Orbea, está totalmente integrado no quadro. E com um detalhe que pode fazer a diferença: de origem vem a bateria de 360 Wh, mas em opção está disponível uma unidade de 540 Wh.

Basta fazer a “troca” aquando do uso do configurador MyO da Orbea, que permite selecionar alguns componentes específicos enquanto “construíamos” Rise “perfeita”. Além disso, está disponível e à venda em separado um Range Extender de 252 Wh, algo que pode assim fazer com que tenhamos um total de 792 Wh!

Regressando ao assunto peso, eis que, como referimos, a versão topo de gama, a Orbea Rise M LTD, retira 1,8 kg à sua antecessora, modelo 2022. Pesa agora 15,9 kg no total.

Para tal também contribuiu a conceção de um cockpit cada vez mais clean e liberto de elementos. Para controlar o sistema de assistência elétrica está presente apenas a unidade de controlo EN600, sem fios, dispensando mais uma vez o pequeno display.

PUB
Prototype

Para quem procura ter um pouco mais de informação disponível, contudo, a Orbea reforça a parceria com a app RS Garmin IQ, que mostra o modo de condução selecionado, a autonomia, etc. Tudo no ecrã do GPS Garmin, sem ser necessário ter um ecrã adicional na bicicleta.

Ainda no cockpit, destaque ainda para algo que já vemos noutras bicicletas da marca, como a Oiz ou a Wild, por exemplo: o sistema SIC. Os cabos passam por dentro da secção da direção, ao mesmo tempo que o Spin Block limita a ação do guiador em caso de queda, protegendo o quadro.

Como diferença face às versões em carbono, eis que as três montagens baseados no quadro em carbono apresentam a mesma bateria de origem, mas mudam ligeiramente no motor: é o Shimano EP6 RS em vez do EP801.

PUB
TrekFest 2024

No site oficial da marca encontramos todas as listas de especificações e pormenores adicionais de todas as bicicletas. Vale a pena espreitar, com especial atenção para a versão M-Team, que conta com um conjunto de suspensões eletrónico Shimano XT Di2!

Nota também no site para o já referido e conhecido configurador MyO, cada vez com mais opções disponíveis, e para o sistema de consulta de stocks e reservas nas lojas mais próximas da nossa área de residência.

Eis as sete versões que compõem a gama Orbea Rise 2023, quatro delas com quadro em carbono e três outras com quadro em alumínio:

Orbea Rise M-LTD 2023 – 10.999 euros

Orbea Rise M-Team 2023 – 9.999 euros

PUB
TrekFest 2024

Orbea Rise M10 2023 – 8.599 euros

Orbea Rise M20 2023 – 6.999 euros

Orbea Rise H10 2023 – 6.599 euros

Orbea Rise H20 2023 – 5.799 euros

Orbea Rise H30 2023 – 5.299 euros

Mais info:

Também vais querer ler…

Nova Orbea Wild 2023: mais leve e com Bosch Smart System [com vídeo]

Também vais gostar destes!