Um dos sistemas mais antigos e mais utilizados na estrutura dos núcleos/cubos de roda é o sistema à base de “trincos”. Este sistema baseia-se numa secção fixa ao eixo que tem esses referidos “trincos” (uma espécie de “garfos”) a encaixarem nos “dentes” que estão soldados à parte exterior do núcleo.

PUB
Beeq

Esta mecânica funciona desta forma quando pedalamos (convertem-se numa peça única soldada) e retrai quando deixamos de pedalar, de forma a que o conjunto pedaleiro consiga fica parado enquanto a roda gira livremente.

Isto não é algo fácil de explicar, esperamos que esta descrição resumida seja suficiente para entenderes o funcionamento do sistema e um dos problemas que nele tem surgido: o atraso na reação do sistema antes da pedalada… Mas isto acontece porquê?

Basicamente porque, ao existir um número limitado de “trincos” (dois, quatro…), no momento da ação de pedal é possível que nenhum deles esteja justamente na posição exata de encaixe com um dente, o que cria uma espécie de “folga”. E isto prejudica o efeito imediato de reação da roda…

Mas porque não usar um sistema pensado para que tenhamos essa rapidez de reações constantemente através de um conjunto de rodas dentadas que podem engrenar no momento necessário e evitar essas perdas de potência nos momentos mais críticos…?

Sistema de engrenagens do tipo ratchet…

Falamos do sistema Instant Drive 360 que a Mavic apresenta muito bem no vídeo mais acima neste artigo. Este mecanismo consiste, como na maioria deste tipo de engrenagens, em duas rodas dentadas (neste caso de 40 dentes cada uma) que se “enfrentam” uma à outra e que, no momento da pedalada, são unidas por uma mola.

PUB
Riese & Müller Multitinker

O pequeno ângulo de união (9º) e os já mencionados 40 dentes de cada uma fazem com que a engrenagem (ou acoplamento) entre ambas as rodas seja imediata, formando um conjunto “solidário” e que desta maneira transmite o máximo de potência à roda, refere a marca.

Dizem ainda que deste modo não há lugar a perdas de energia. Nem atraso na resposta, algo muito inconveniente quando começamos a pedalar depois de algum tempo sem o fazermos (ou quando paramos).

Quando deixas de pedalar, ambas as rodas “desengatam”, permitindo que a roda gire livremente. Mas o melhor mesmo é assistires ao vídeo da Mavic que tudo explica. O funcionamento do sistema vê-se bastante bem e é muito interessante para quem gosta destes temas de mecânica…

PUB
Giant TCR 2024

Instant Drive 360 da Mavic

Mais info:

Também vais querer ler…

Tecnologia de ponta nos capacetes: todos os segredos! [com vídeos]


Fotos: Mavic Brand Center

Também vais gostar destes!