Época curta, mas a acabar bem para os juniores portugueses. Foi o final de uma Taça do Mundo com duas rondas na Lousã, com Nelson Reis a conseguiu um pódio na classificação geral, enquanto Gonçalo Bandeira foi segundo na última etapa.

PUB
TrekFest 2024

Este último já havia prometido na primeira das rondas na Lousã, mas um furo estragou-lhe os planos. Foi sempre o mais rápido nas qualificações e na final deste domingo fez o segundo tempo: 4:01.688 minutos. Ficou a 1,339 segundos do vencedor, o americano Dante Silva, com o britânico Ethan Craik (GT Factory Racing) a fechar o pódio com 4:03.548 minutos.

Gonçalo Bandeira foi o mais rápido nas qualificações e conseguiu um pódio na final de domingo © Federação Portuguesa de Ciclismo

Tal como Bandeira, Nelson Reis (foto em cima) também veste as cores da Miranda Factory Team. O seu objetivo era manter-se no top três da Taça do Mundo e conseguiu. Foi o quinto melhor do dia, com 4:04.944, o que lhe permitiu terminar a Taça do Mundo com 110 pontos, correspondente às duas corridas em Maribor e as outras duas na Lousã. Fechou na terceira posição batido apenas por Ethan Craik, que amealhou 131 pontos, e pelo campeão mundial júnior, o irlandês Oisin O’Callaghan (The YT Mob), com 120.

© Federação Portuguesa de Ciclismo

Chuva aumentou dificuldade para a elite

A chuva que surgiu ao início da tarde dificultou o trabalho dos atletas de elite. No entanto, apesar dos últimos serem os mais prejudicados, não deixaram de ser os melhores neste domingo. O francês Loic Bruni (Specialized Gravity) foi o mais rápido, com 3:54’,288. O sul-africano Greg Minnaar (Santa Cruz Syndicate) – vencedor da primeira ronda na Lousã – só gastou mais 170 milésimos de segundo. O terceiro classificado foi o britânico Matt Walker (Madison Saracen Factory Team), a 1,415 segundos do vencedor, um resultado que foi suficiente para garantir a conquista da Taça do Mundo de downhill.

PUB
Beeq

Os dois portugueses em prova são mais dois atletas da Miranda Factory Team. Emanuel Pombo foi 35º, a 8,614 segundos do vencedor e Tiago Ladeira terminou na 54ª posição, a 16,653.

Nas senhoras, a francesa Marine Caribou (Scott Dowmhill Factory) fez o pleno. Ganhou a prova deste domingo, com 4:23.362, e conquistou a Taça do Mundo. Para esse resultado contribuiu a prestação aquém do esperado da compatriota Myriam Nicole (Commençal/MUC-Off by Riding Addiction), que não foi além da quarta posição, sendo batida pela alemã Nina Hoffmann (Nina Hoffmann Racing-STIF), segunda, a 1.702 da vencedora, e pela britânica Tahnee Seagreave (Canyon Collective FMD), a 2.409s.

Em juniores, França também esteve em destaque. Lauryne Chappaz (Dorval AM Pro Race Team) foi a mais rápida na corrida deste domingo, com 4:52’.591, menos 5.693  segundos do que a espanhola Ana González (IJ Racing) e menos 6.171 segundos do que a belga Siel van der Velden, que a acompanharam no pódio.

Na geral da Taça do Mundo impôs-se outra francesa, Leona Pierrini,. Não foi além do quarto lugar, mas que venceu as três rondas anteriores da competição.

Coletivamente a vencedora foi a equipa de Santa Cruz Syndicate, com a Miranda Factory Team a ser 16ª.

PUB
Beeq

Também vais gostar destes!