João Almeida não vai marcar presença no Campeonato do Mundo de estrada, tal como Nelson Oliveira. A ausência dos dois ciclistas foi hoje confirmada pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), que divulgou a convocatória para os Mundiais e para o Europeu.

PUB
Nova Trek Top Fuel e Top Fuel+

Segundo a FPC, João Almeida, vice-campeão da Vuelta 2025, decidiu focar-se totalmente no Campeonato da Europa, onde vai competir tanto no contrarrelógio individual, ao lado de Nelson Oliveira, como na prova de fundo. Assim, fica fora do grupo de quatro ciclistas que vai representar Portugal na categoria de elites no Mundial de estrada, que se realiza de 21 a 28 de setembro, em Kigali, no Ruanda.

Nelson Oliveira também estará ausente, depois de ter fraturado o quinto metacarpo da mão direita no final de agosto. É uma baixa de peso, já que o experiente ciclista participava consecutivamente em Mundiais desde 2013 e tem no currículo duas presenças olímpicas.

Para o Mundial em África – o primeiro realizado neste continente – Portugal será representado por Afonso Eulálio (Bahrain Victorious), António Morgado e Ivo Oliveira (UAE Emirates) e Tiago Antunes (Efapel). Este último regressa à seleção em Mundiais, depois da sua última participação enquanto sub-23, em 2018. Atualmente, Tiago foi quinto na Volta a Portugal.

Na categoria sub-23, os convocados são Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy), Daniel Moreira (Hagens Berman Jayco), Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Bembibre) e Lucas Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista). Portugal competirá apenas nas provas masculinas de elites e sub-23.

O selecionador nacional, José Poeira, explicou que esta foi “uma das convocatórias mais difíceis” da sua carreira. Com dois campeonatos importantes em semanas seguidas e em continentes diferentes, foi preciso fazer escolhas cuidadosas. Por isso, tal como outras seleções, Portugal optou por não levar juniores nem femininas ao Mundial, poupando-as para o Europeu.

Poeira também destacou a exigência do percurso em Kigali: “Terá uma dureza excecional, com altitude, humidade e um desnível acumulado de 5.000 metros”. Ainda assim, garantiu que a equipa está motivada e pronta para dar o seu melhor.

PUB
Equipamentos GSG

Para o Campeonato da Europa, que decorre de 1 a 5 de outubro em Drôme-Ardèche, França, foram convocados os mesmos Eulálio e Morgado, com o reforço de Rui Costa (EF Education-EasyPost), João Almeida e Nelson Oliveira. Estes dois últimos participarão também no contrarrelógio.

Nos sub-23, juntam-se Duarte Domingues (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) aos quatro que vão ao Mundial.

Ao contrário do Mundial, nos Europeus Portugal terá representação em todos os escalões – elites, sub-23 e juniores, tanto masculinos como femininos.

Na elite feminina, Raquel Queirós (Atum General-Tavira-Farense) vai competir na prova de fundo, enquanto Daniela Campos (Eneicat-CMTeam), olímpica em Tóquio, participará apenas no contrarrelógio.

Entre as sub-23, Beatriz Roxo (Cantabria Deporte-Rio Miera) estará no ‘crono’ e na prova de fundo, onde será acompanhada por Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo).

PUB
Mondraker Arid Alloy

Já nas juniores femininas, foram chamadas Bruna Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), Lara Ribeiro e Maria Coimbra (ambas da Academia Efapel de Ciclismo).

No setor masculino júnior, a seleção será composta por seis ciclistas: Gonçalo Costa (Willebrord Wil Vooruit) e Gonçalo Rodrigues (Team Polti VisitMalta Junior) farão o contrarrelógio e a prova de fundo, onde também estarão Guilherme Santos e João Anunciação (Bairrada), José Salgueiro (Picusa Academy) e Rodrigo Jesus (Academia Efapel de Ciclismo).

Crédito da imagem: UAE Emirates/X

Também vais gostar destes!