Eusebio Unzué, diretor geral da Movistar, defende que possa haver substituições nas equipas, de corredores que tenham de abandonar nas grandes voltas em consequência de quedas ou doença.

PUB
Orbea Genius Dealers

“Por que não permitir a substituição quando um ciclista é forçado a abandonar uma grande volta durante a primeira semana?” questiona Unzue, em declarações ao L’Equipe.

Essa é a situação por que a Movistar passou, quando Enric Mas abandonou a Volta a França de 2023 na etapa 1. “Todas as equipas preparam 10 a 12 ciclistas para uma grande volta, por isso temos 2 ou 3… em casa, prontos a alinhar, se for o caso”, refere Eusebio Unzué.

Unzué não compreende que, por outro lado, quando um ciclista é vítima de queda numa corrida, não seja imediatamente assistido. “Hoje em dia, para um ciclista que cai e se magoa poder voltar a sair no dia seguinte, às vezes tem de percorrer 60 ou 80 quilómetros com o pulso partido, porque só pode ser examinado quando acaba a etapa, muitas vezes depois de tere sofrido como um animal”, critica.

“Não podemos realmente humanizar esta questão no ciclismo? Se um ciclista cai, não é razão suficiente para ir a uma ambulância assisti-lo e ver se tem alguma fratura. E nesse casom, poder voltar a sair no dia seguinte sem ter de terminar a etapa? Não vamos pedir, como no futebol, que se pare tudo enquanto os ciclistas recuperam. Mas temos de proteger a sua saúde. Mesmo que isso signifique reclassificar os ciclistas em causa no tempo do último, para que ninguém beneficie de uma queda, mas para evitar que sofram desnecessariamente”, reflete o dirigente espanhol.

“Estamos a pensar no futuro da modalidade e estamos dispostos a conversar e a debater. O ciclismo é o desporto mais imóvel neste momento, continuamos a fazer as coisas como fazíamos há 40 anos, quando cheguei. Temos de humanizar as regras. Para que deixem de ser tão rudes, tão excessivamente desumanos”, argumenta Unzué.


Créditos da imagem: Twitter Movistar Team – https://twitter.com/Movistar_Team/status/1754357544665956531/photo/1

PUB
Prototype

Também vais gostar destes!