Teste GoRide: ciclocomputador Bryton Rider S810, ecrã maior e 50 horas de autonomia! 12 de Junho, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Partilha!X Na direção da tua bicicleta existe um elemento muito importante: os rolamentos. Vejamos porquê neste na 2ª parte deste nosso especial. Na primeira parte deste especial sobre a direção da bicicleta falámos dos tubos que têm sido utilizados e da respetiva evolução ao longo do tempo. Agora, nesta 2ª parte falamos dos rolamentos, um elemento essencial na direção e que acaba por ter menos variações que os sistemas dos tubos.PUB Vamos tentar explicar o que é uma direção Ahead, por exemplo, para fique a saber um pouco mais dessa parte da bike, e até porque este sistema é praticamente o único que é utilizado na maior partes das bicicletas, especialmente no BTT. Contudo, em várias bicicletas mais baratas ou em modelos de cidade/passeio menos “avançados” podemos também encontrar direções de rosca, com uma performance e complexidade totalmente inferiores em relação às do tipo Ahead. Nunca esquecendo que o nosso foco neste artigo está nos rolamentos. A direção Ahead Este tipo de direção veio solucionar os problemas normalmente registados nas direções de rosca: o “rosqueamento”, a falta de rigidez e a elevada necessidade de manutenção… As direções Ahead baseiam-se em rolamentos que estão exclusivamente no interior do tubo de direção, num tubo de suspensão frontal sem rosca algum e num avanço que cobre esse tubo, sendo que este que serve também para “agarrar”, dar robustez/estabilidade e apertar a direção.PUB Vantagens da direção Ahead: Maior facilidade de ajuste e instalação. Menor manutenção. Melhores prestações devido à maior rigidez, já que se sobredimensionam os tubos de suspensão frontal e de direção. Tipos de direção (pelo seu design) Direções standard ou externas: Os rolamentos (selados ou não) são inseridos em elementos com uma sobreposição que é incorporada no tubo de direção, mantendo sempre esses próprios elementos no exterior. Vantagem: Mais opções no mercado. Desvantagens: Rigidez mais comprometida, mais manutenção e mais peso. PUB Direções semi-integradas: A diferença face ao sistema anterior está no facto de os elementos que envolvem os rolamentos estarem inseridos no quadro, deixando à vista apenas uma pequena borda ou rebordo. Neste caso os rolamentos é normal que os rolamentos sejam selados. Vantagens: Mais rigidez, manutenção mais reduzida. Desvantagem: Peso. Direções integradas: Estas dispensam os referidos elementos, fazendo do quadro o próprio alojamento dos rolamentos, sendo que estes últimos são sempre selados. Vantagens: Menos peso, facilidade de instalação, mais rigidez. Desvantagens: Rolamentos em contacto direto com o quadro, manutenção mais “delicada”. Em relação às dimensões, no entanto, parece-nos que não existe propriamente um padrão a seguir. Tudo depende do design e engenharia do tubo de direção no próprio quadro ou na própria suspensão frontal. Nestes casos, e caso haja necessidade de substituição, é sempre preciso verificar as dimensões dos rolamentos ou levar a bicicleta diretamente a uma loja ou oficina para que possas receber a ajuda e o aconselhamento especializado necessário para resolver a situação.PUB Aliás, as intervenções de mecânica e manutenção de componentes como a direção estão dentro do lote de ações que recomendamos que sejam sempre efetuadas por profissionais qualificados. Como se costuma dizer, não tentem isto em casa! Também vais querer ler… Tecnologia de ponta nos capacetes: todos os segredos! [com vídeos] Fotos: Arquivo GoRide // BH // FSA // Hope Tech // Sigma Artigo redigido por José Escotto e editado por Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário próprio.
| Destaque Volta a França 2025: Guia completo + Notícias recentes [com vídeos] Neste artigo centralizamos todas as notícias publicadas diariamente sobre a Volta a França 2025. Vê aqui também os favoritos, o perfil de todas ... Há 1 dia
Componentes Nova MMR Kenta SL LTD: edição exclusiva! A nova MMR Kenta SL LTD combina o melhor da tecnologia MTB com componentes de topo como o SRAM XX SL Eagle AXS ... Há 2 dias
Especiais A biografia de José Poeira, o selecionador que trabalhou com João Almeida e muitos outros ‘Alguma Coisa Boa Há-de Acontecer-me’ é a biografia de José Poeira e está recheada de histórias imperdíveis, com testemunhos de ciclistas como Nelson ... Há 2 dias
| Destaque 5 dicas para sobreviver ao Mountain Quest… Estivemos na recente edição de 2025! Fomos ao Mountain Quest 2025 completar os difíceis (mas bonitos!) 200 km de percurso. Aqui stá o que mais nos marcou... Há 4 dias
Componentes Novos pneus Pirelli Scorpion XC RC e M: performance sustentável? Os novos pneus Pirelli Scorpion XC RC e M são agora mais leves, rápidos e sustentáveis, diz a marca italiana. Vê aqui todos ... Há 5 dias
Teste GoRide: ciclocomputador Bryton Rider S810, ecrã maior e 50 horas de autonomia! 12 de Junho, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024