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Partilha!Tweet Na direção da tua bicicleta existe um elemento muito importante: os rolamentos. Vejamos porquê neste na 2ª parte deste nosso especial. Na primeira parte deste especial sobre a direção da bicicleta falámos dos tubos que têm sido utilizados e da respetiva evolução ao longo do tempo. Agora, nesta 2ª parte falamos dos rolamentos, um elemento essencial na direção e que acaba por ter menos variações que os sistemas dos tubos.PUB Vamos tentar explicar o que é uma direção Ahead, por exemplo, para fique a saber um pouco mais dessa parte da bike, e até porque este sistema é praticamente o único que é utilizado na maior partes das bicicletas, especialmente no BTT. Contudo, em várias bicicletas mais baratas ou em modelos de cidade/passeio menos “avançados” podemos também encontrar direções de rosca, com uma performance e complexidade totalmente inferiores em relação às do tipo Ahead. Nunca esquecendo que o nosso foco neste artigo está nos rolamentos. A direção Ahead Este tipo de direção veio solucionar os problemas normalmente registados nas direções de rosca: o “rosqueamento”, a falta de rigidez e a elevada necessidade de manutenção… As direções Ahead baseiam-se em rolamentos que estão exclusivamente no interior do tubo de direção, num tubo de suspensão frontal sem rosca algum e num avanço que cobre esse tubo, sendo que este que serve também para “agarrar”, dar robustez/estabilidade e apertar a direção.PUB Vantagens da direção Ahead: Maior facilidade de ajuste e instalação. Menor manutenção. Melhores prestações devido à maior rigidez, já que se sobredimensionam os tubos de suspensão frontal e de direção. Tipos de direção (pelo seu design) Direções standard ou externas: Os rolamentos (selados ou não) são inseridos em elementos com uma sobreposição que é incorporada no tubo de direção, mantendo sempre esses próprios elementos no exterior. Vantagem: Mais opções no mercado. Desvantagens: Rigidez mais comprometida, mais manutenção e mais peso. PUB Direções semi-integradas: A diferença face ao sistema anterior está no facto de os elementos que envolvem os rolamentos estarem inseridos no quadro, deixando à vista apenas uma pequena borda ou rebordo. Neste caso os rolamentos é normal que os rolamentos sejam selados. Vantagens: Mais rigidez, manutenção mais reduzida. Desvantagem: Peso. Direções integradas: Estas dispensam os referidos elementos, fazendo do quadro o próprio alojamento dos rolamentos, sendo que estes últimos são sempre selados. Vantagens: Menos peso, facilidade de instalação, mais rigidez. Desvantagens: Rolamentos em contacto direto com o quadro, manutenção mais “delicada”. Em relação às dimensões, no entanto, parece-nos que não existe propriamente um padrão a seguir. Tudo depende do design e engenharia do tubo de direção no próprio quadro ou na própria suspensão frontal. Nestes casos, e caso haja necessidade de substituição, é sempre preciso verificar as dimensões dos rolamentos ou levar a bicicleta diretamente a uma loja ou oficina para que possas receber a ajuda e o aconselhamento especializado necessário para resolver a situação.PUB Aliás, as intervenções de mecânica e manutenção de componentes como a direção estão dentro do lote de ações que recomendamos que sejam sempre efetuadas por profissionais qualificados. Como se costuma dizer, não tentem isto em casa! Também vais querer ler… Tecnologia de ponta nos capacetes: todos os segredos! [com vídeos] Fotos: Arquivo GoRide // BH // FSA // Hope Tech // Sigma Artigo redigido por José Escotto e editado por Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário próprio.
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