Chegou finalmente: a nova Epic, a nova Specialized Epic World Cup 2023 já está nas lojas. E novidades não faltam na nova geração desta suspensão total da Specialized, agora atendendo às novas tendências do XC moderno. E a marca sublinha que esta é uma “bicicleta de XC vencedora, que nasceu para vencer”.

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Falamos de novidades, mas, na verdade, na nova Epic World Cup tudo é novo. E não esquecer que todos os modelos e versões da Epic que conhecemos de 2022 continuam à venda, sendo este modelo exclusivo um complemento à gama. Vê no vídeo acima a nossa primeira experiência com a nova Specialized Epic World Cup 2023 na versão S-Works, a topo de gama.

Em primeiro lugar, refira-se que há um quadro novo, um também novo sistema de instalar o amortecedor traseiro, transmissões eletrónicas apenas (apesar de dar para montar conjuntos mecânicos), espaço no quadro para duas grades de bidon e muitos componentes e periféricos topo de gama, com especial destaque para a integração de cabos trazida pelo cockpit Roval Control SL que já vimos por aqui recentemente.

Lembrando que já experimentámos em exclusivo esta nova Epic e que podes ver as nossas primeiras impressões neste outro artigo, nesta apresentação da bicicleta começamos pelo “princípio”, ou seja, pelo quadro.

Com 1.765 gramas, este quadro em carbono foi desenvolvido com recurso às mesmas tecnologias que deram origem aos tubos de bicicletas como a Crux e a Aethos, que é o modelo de estrada mais leve da Specialized.

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Specialized Levo

No maior projeto de simulação da história da marca, a equipa responsável pela criação desta Epic World Cup de 2023 criou mais de 100.000 quadros virtuais até chegar a uma resultado.

“Nesta plataforma de teste virtual, testamos a rigidez do BB, a rigidez frontal e a rigidez geral; três medições principais que nos permitem prever como um quadro se comporta”, dizem os engenheiros da marca. E salientam que “os dados derivados destes testes eram tão grandes que exigiam a capacidade de processamento de supercomputadores para executar FEA (Análise de Elementos Finitos) avançada”.

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Specialized Levo

Mas a grande novidade está no facto do quadro integrar a nova tecnologia de suspensão Ride Dynamics Developed com 75 mm de curso. “A Epic World Cup oferece aos ciclistas um desempenho inovador de resposta instantânea de pedalada e máxima eficiência fornecida por meio de uma abordagem de desenvolvimento totalmente integrada ao chassi, design customizado de amortecedor e dinâmica de condução”, explica a Specialized.

É um layout de diamante duplo que suporta este objetivo integrando o amortecedor como um membro estrutural, com buchas de amortecedor projetadas com uma posição ampla para lidar com as cargas. A integração do tubo superior protege o amortecedor e o elo superior perante lama e detritos.

O referido amortecedor é o RockShox SID Deluxe WCID (World Cup Integrated Design), que foi codesenvolvido em colaboração com a RockShox. Um amortecedor exclusivo para esta Epic World Cup, sendo que a bicicleta não “aceita” outro.

No interior do amortecedor estão molas pneumáticas positivas e negativas ajustáveis em três afinações possíveis. A natureza progressiva da mola pneumática, combinada com o Jounce Bumper personalizado, fornece um “gancho” agressivo no final do curso para gerir os impactos maiores.

Na configuração firme, a bicicleta proporciona o mesmo curso positivo de um amortecedor com curso de 100 mm configurada com 25% de sag. Ou seja, com estes 75 mm de curso, há zero lag e “uma sensação mais firme e rápida, melhor para percursos ‘suaves'”, dizem.

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No vídeo abaixo Christopher Blevins, atleta de XCO da Specialized Factory Racing e campeão da Taça do Mundo de XCC em 2021, mostra como se faz para configurar este novo amortecedor da Specialized Epic de 2023:

How to Set-Up the New Specialized Epic World Cup Shock

Já em médio, há “uma sensação de hardtail equilibrada versus uma sensação e desempenho de uma suspensão total. Ideal para terrenos intermediários acidentados, com 5% de sag (2,5 mm)”. Depois, a configuração mais ativa é uma “configuração mais suave, ideal para percursos mais difíceis, com 10% de sag (4 mm) de sag.

Mais abaixo estão as listas de configurações de ambas as versões desta Specialized Epic World Cup 2023, mas há três pontos que merecem destaque. Um deles é o cockpit Control SL da Roval de que já falámos, que está apenas na versão S-Works, contudo. Em fibra de carbono (250 gramas com medida de avanço de 70 mm e 780 mm de largura), -12 graus e um recuo de 8 graus.

Por outro lado, o espigão de selim Roval Control SL, também em carbono, com 180 gramas. Com sistema de aperto de dois parafusos (em titânio), comprimento de 415 mm e diâmetro de 30,9 mm. E depois as rodas…

São também da Roval, as Control SL e também em carbono, naturalmente. Perfil de 29 mm, peso do par nos 1.240 gramas, design de gancho do talão com ganchos mais largos, raios offset e perfil de aro assimétrico.

Specialized Epic World Cup Pro – 7.900 euros

  • Quadro: Fact 11m Carbon, WCID suspension design, Progressive XC Race
  • Amortecedor: RockShox-Specialized SIDLuxe WCID Ultimate, Ride Dynamics 75 mm
  • Suspensão frontal: RockShox SID SL Ultimate Brain 110 mm
  • Avanço: Specialized Pro SL
  • Guiador: S-Works Carbon XC Mini Rise 760 mm
  • Travões: Sram Level Silver 180 / 160 mm
  • Desviador: Sram X0 Eagle AXS
  • Manípulo: Sram Pod AXS
  • Cassete Sram XS 1295 12x 10-52t
  • Corrente Sram XO Eagle
  • Pedaleiro: Sram XO Eagle com potenciómetro Quarq Spindle e prato 34t
  • Rodas: Roval Control (cubos DT Swiss 350)
  • Pneus: Specialized Fast Trak 2.35 e Specialized Renegade 2.35
  • Selim: Body Geometry Power Expert
  • Espigão: Roval Control SL

Specialized S-Works Epic World Cup – 11.000 euros

  • Quadro: S-Works Fact 12m Carbon, WCID suspension design
  • Amortecedor: RockShox-Specialized SIDLuxe WCID Ultimate, Ride Dynamics 75 mm
  • Suspensão frontal: RockShox SID SL Ultimate Brain 110 mm
  • Selim: Body Geometry S-Works Power
  • Cockpit: Roval Control SL Integrated 760 mm
  • Travões: Sram Level Ultimate 180 / 60 mm
  • Desviador: Sram XX SL Eagle AXS
  • Manípulo: Sram POD AXS
  • Cassete: Sram CS-1299 12x 10-52t
  • Corrente: Sram XX SL Eagle
  • Pedaleiro: Quarq XX SL com prato 34t
  • Rodas: Roval Control SL (cubos Roval Control SL)
  • Pneus: Specialized S-Works Fast Trak 2.35 e Specialized Renegade 2.35
  • Espigão: Roval Control SL

O quadro também é vendido em separado, por 6.500 euros. Tamanhos do XS ao XL e já incluindo o espigão de selim Roval Control SL e carbono, o amortecedor traseiro e a suspensão frontal.

Mais info:

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