São as mais recentes novidades mostradas pela Specialized nas gamas de componentes Roval, neste caso para bicicletas de BTT, mas também para estrada e gravel, no caso dos três conjuntos de rodas apresentados.

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Falamos do cockpit integrado Roval Control (450 euros), composto por guiador e avanço numa só peça de carbono, e do espigão de selim Roval Control SL (150 euros), também em carbono. Isto para bicicletas de BTT.

As três restantes novidades são três conjuntos de rodas Roval destinadas cada uma à sua “especialidade”. As novas Roval Alpinist SLX Disc são rodas de estrada em alumínio (desde 400 euros), ao passo que as Terra CLX II, com preços desde 1.100 euros o par, passam a ser o topo de gama da marca para bicicletas de gravel (carbono).

Já as rodas Roval Control Alloy são também feitas de alumínio, com preços desde 400 euros e destinadas a bicicletas de XC. Com cubos DT Swiss 350, estas Roval tamanho 29” são compatíveis com tubeless e têm medidas de 19 mm de altura, 31 mm de largura externa e 27 mm de largura interna. Pesam 1.648 kg (768 gramas a da frente e 880 gramas a de trás).

Regressando às rodas de estrada, estas Alpinist SLX Disc são 700c, tubeless, e têm 24 mm de altura, 23,5 mm de largura externa e 20 mm de largura interna. Os cubos são também DT Swiss 350, com rolamentos do tipo cartucho selado, também DT Swiss. Peso total de 1.485 gramas.

Já as Terra CLX II para gravel pesam apenas 1.250 gramas o par. Usam os novos cubos Low Flange Disc (LFD) da Roval, “emprestados” pelas já referidas rodas Alpinist CLX II de estrada, e o aro é com gancho, sendo possível usar “qualquer pneu e pressão”.

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Graças à largura interna de 25 mm, funcionam com pneus de 28-47c, integram cubos Roval LFD, rolamentos cerâmicos CINC internos e apresentam medidas de 23 mm de altura, 30 mm de largura externa e 25 mm de largura interna.

Quando aos componentes para bicicletas de BTT mencionados acima, parecem estar em excelente nível. O cockpit Roval Control SL integra guiador e avanço a pensar nas “máquinas” de XC. Com 780 mm, sem elevação e com avanço integrado a -12 graus (recuo de 8 graus e curvatura de 1 grau). Psa apenas 250 gramas.

Já o espigão de selim Roval Control SL é também feito integralmente de carbono. O sistemas de dois parafusos é o que permite o ajuste e o peso fica pelos 180 gramas. Comprimento de 415 mm e “noz” compatível com carris de carbono ou alumínio.

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