Há novos sapatos Specialized para gravel e, pelo que podemos ver pelas imagens, estes novos modelos têm muita “pinta”! Isto além de herdarem as características dos topo da gama S-Works que a marca norte-americana disponibiliza para o ciclismo de estrada…

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

Falamos dos novos Specialized SW Recon e Recon ADV (custam 400 e 220 euros, respetivamente), que prometem fazer as maravilhas dos praticantes tanto de gravel como de BTT, à partida.

Sapatos Specialized SW Recon

Primeiro, os topo de gama Specialized S-Works Recon, que o fabricante garante transmitirem uma “sensação de leveza desenhada para velocidade e eficiência”, com o “desempenho do asfalto na disciplina de gravel”.

Guiados pelos dados da Retul Fit de mais de 100.000 digitalizações de pés, os responsáveis da marca reconhecem que uma placa de base de carbono mais larga atende melhor ao espectro de formatos dos pés dos ciclistas.

Então, acrescentaram um reforço interno, que gera mais “rigidez e resistência, eliminando a necessidade de suporte adicional. O resultado é um ajuste intencional, que é rígido, confortável e adaptável”, prometem.

PUB
BH GravelX

Inevitavelmente, é a tecnologia Body Geometry que serve de base ao desenvolvimento destes S-Works Recon. Com os conceitos e soluções Cunha Varo, Suporte do Arco e Botão do Metatarso, a Specialized garante que os “pés ficam numa posição ideal ao pedalar, bem como alinhados com os joelhos e as ancas”.

Pontões de alta densidade e novos calços permitem que os ciclistas ajustem a sua interface do pedal para máxima eficiência e uma plataforma de pedal tipo estrada.

Outras características deste modelo:

  • Suporte assimétrico do calcanhar, permitindo um colarinho mais baixo;
  • Reforço na zona do peito do pé e no antepé;
  • Sistema de aperto BOA;
  • Calços flutuantes adicionais de 3, 6 e 9 mm para ajuste às diferença no comprimento das pernas;
  • Para maior ajuste, placa da base 4 mm mais larga que a medida padrão (8 mm mais larga que os sapatos de montanha S-Works Recon).
  • Peso de 280 gramas (tamanho 42).

Specialized Recon ADV

Mais acessíveis em termos de preço, estes sapatos Specialized destacam-se por recorrerem aos atacadores como sistema de aperto, algo muito em linha com a estética e estilo do gravel. Há mesmo ciclistas que preferem este sistema.

PUB
Orbea Genius Dealers

Prometem mais capacidade para caminhar graças à tecnologia Stride Toe-Flex, enquanto também neste caso a tecnologia Body Geometry serve de base ao desenvolvimento e associa aos sapatos os conceitos de Cunha Varo, Suporte do Arco e Botão do Metatarso, tal como no outro modelo acima descrito.

Outras características deste modelo:

  • Parte superior perfurada a laser e com suporte de microfibra, “para melhor gestão da humidade e sensação de flexibilidade”;
  • Reforço em TPU para proteção contra impactos de pedras;
  • Maior cobertura de piso de borracha SlipNot na sola, para dar mais tração em gravilha.

Mais info:

Também vais querer ler…

Teste GoRide.pt: Specialized Diverge STR Expert 2023 [com vídeos]

Também vais gostar destes!