O “veterano” da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car tem 26 anos. É ele André Ramalho. Gonçalo Leaça tem 25 e os restantes membros da equipa têm 22 ou menos. Desde que a nova vida deste projeto começou em 2018 que a aposta na juventude é uma constante. Tornou-se na génese da estrutura liderada por Hernâni Brôco e tem vivido momentos de sucesso.

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

O maior quase chegou em 2022 quando Leaça ficou tão perto de vencer uma etapa na Volta a Portugal, conquista que iria para o palmarés da equipa ao lado da camisola da juventude que Emanuel Duarte venceu em 2019. E este ciclista tornou-se no exemplo do trabalho que é feito na Credibom-LA Alumínios-Marcos Car.

O objetivo tem sido sempre formar jovens ciclistas numa estrutura Continental. O foco tem estado muito para os portugueses, mas em 2023 haverá um francês e especialista do triatlo crosse, que agora vai apostar mais no ciclismo. François Vie tem apenas 20 anos, a mesma de João Oliveira, mais um reforço, com Daniel Dias (21) a ser o nome mais conhecido entre as novas caras.

Chega da Kelly-Simoldes-UDO e quer continuar a sua evolução naquela que será a sua derradeira temporada como sub-23. Divide a estrada com a pista e é um ciclista aguerrido, que gosta de se mostrar. Ou seja, encaixa bem na mentalidade desta equipa.

Tem sido algo habitual no pensamento de Hernâni Brôco nas corridas. Raramente o objetivo não passa por ter corredores em fuga, a mostrar-se e a mostrar os patrocinadores. Apesar do maior mediatismo destas prestações na Volta a Portugal, é algo que acontece toda a temporada.

PUB
BH GravelX

Apesar da muita juventude, não significa que o plano não passe por tentar vencer. Essa é parte da mentalidade, fazer com que estes ciclistas entendam o potencial ganhador que podem ter.

Formar corredores tem sido um ponto fulcral, sabendo-se que eventualmente acabam por dar o salto para outra equipa, mas tal só significa que houve um objetivo cumprido, como aconteceu com Emanuel Duarte.

E sim, podem ser muito jovens, mas alguns já com bastante experiência. Ramalho e Leaça são as referências, mas também Rodrigo Caixas e Diogo Narciso (outros dois atletas que adoram a pista e com bons resultados no currículo) são dois ciclistas que estão a evoluir muito bem.

O açoriano João Medeiros tem a plena confiança do seu diretor desportivo, que acredita pode tornar-se num corredor de destaque, tal como Alexandre Montez, que em 2022 revelou um salto de qualidade na sua evolução e este ano já conquistou o título nacional de sub-23 no ciclocrosse.

Com a Credibom-LA Alumínios-Marcos Car podemos sempre contar com animação nas corridas, pois a juventude vem aliada com muita ambição.

PUB
Specialized Levo

Reforços: François Vie (Fra, 20 anos), Daniel Dias (Por, 21, Kelly-Simoldes-UDO) e João Oliveira (Por, 20, Alenquer-G.D.M.-Sobral Car).

Permanências: Alexandre Montez (Por, 21), André Ramalho (Por, 26), Diogo Narciso (Por, 21), Gonçalo Leaça (Por, 25), João Macedo (Por, 21), João Medeiros (Por, 22) e Rodrigo Caixas (Por, 22).

Saídas: Francisco Marques (Por, 23), Raul Ribeiro (Por, 25), Rúben Simão (Por, 22, AP Resorts & Hotels-Tavira-SCFarense) e Sandro Teixeira (Por, 19).

Também vais querer ler…

Glassdrive-Q8-Anicolor: a fasquia não podia estar mais alta

Fotografias e imagem: Facebook Credibom-LA Alumínios-Marcos Car

Também vais gostar destes!