Apresenta que está a primeira equipa de fábrica da BMC (podes ler tudo neste link), vamos agora conhecer melhor a bicicleta que os corredores vão utilizar na época que se aproxima. A BMC Fourstroke será protagonista na maioria das corridas (calculamos que a Twostroke será aquela que o complementará em determinados testes).

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A BMC Fourstroke da equipa tem várias diferenças em relação à bicicleta de série e não porque estão a ser testadas novas soluções – de recordar que a Fourstroke é um novo modelo para 2023 -, mas por causa dos patrocinadores que se juntaram ao projeto.

Desde logo, o que mais chama a atenção é o conjunto de suspensão incorporado: a Öhlins é fornecedora de um conjunto de forqueta+amortecedor muito especial, já que a empresa sueca sempre esteve mais focada nos modelos trail-enduro.

Contudo, a instalada não diminui em nada: a forqueta é uma RXF.34 m.2 (na aparência) cuja orientação original era “down country”, embora vejamos que o curso foi ajustado para 100 mm (esta forqueta de série oferece 120 ou 130mm). Este tipo de configuração (ou seja, com barras de 34mm) está a tornar-se padrão no XC.

O facto de não incorporar nenhuma referência a forqueta (nada mais do que os logotipos) faz pensar que é um protótipo que está a ser desenvolvido, mais voltado para o XC puro.

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Já o amortecedor, também assinado pela Öhlins, é um TTX1 Air, o mais compacto da marca que, no entanto, oferece a possibilidade de ajustar a compressão em alta e baixa velocidade, mais comum em amortecedores “gravity cut”.

A transmissão responde ao que se vê nas bicicletas de série, com um conjunto Sram XX1 AXS. A Quarq é outro dos patrocinadores, pelo que pode-se imaginar que serão os escolhidos os potenciómetros desta marca, subsidiária da Sram.

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A Pirelli fornece os pneus. Os Scorpion XC RC Team Edition (com as inscrições no amarelo mais “racing” da empresa italiana) se encarregarão de fornecer alta aderência às bicicletas da equipa.

Os pneus estarão numas rodas especiais Lucky Jack SLS3 6ters da Duke Racing Wheels, que estão a começar a proliferar no XC. A característica mais notável é a assimetria nas larguras: pode-se escolher rodas dianteiras de 30 mm ou 28 mm e combiná-las com traseiras até 25,6 mm.  Embora seja possível que também escolham as novas Lucky Jack SLS3 Ultra, a mais leve de todas, com 24,5 mm, ideal para provas menos “descendentes”.

Os restante componentes são os que se podem encontrar na Fourstroke padrão, como o espigão telescópico especial Autodrop com acionamento automática, ou seja, baixa sozinho.

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