A dúvida que tem vindo a alimentar a polémica desde o início da temporada terminou e o esclarecimento, como seria de esperar, não agrada a um dos envolvidos, que não conteve a insatisfação! Falamos de Arnaud Démare.

PUB
TrekFest 2024

Referimo-nos à questão sobre a seleção ou não do velocista da Groupama-FDJ, Arnaud Démare, para a equipa que estará na Volta a França, em julho. Em meados da última semana, o diretor da Groupama comunicou ao corredor a decisão de não o convocar para a Grande Boucle, em detrimento da dupla David Gaudu e Thibaut Pinot, mais vocacionada para a montanha e classificação geral.

Sem surpresa, Démare, que mantém um diferendo com Gaudu há bastante tempo, não gostou da decisão. Mais, ficou furioso e após alguns dias a (mal) digerir a frustração – desde domingo que está a competir na Volta à Suíça – esta terça-feira não se conteve nas palavras.

“Marc [Madiot] ligou-me na quinta-feira passada e disse-me: ‘ouve Arnaud, não vou levar-te ao Tour’. Estou revoltado, incrédulo, porque trabalhei, fiz sacrifícios este inverno, com a convicção de que estaria no Tour e que teria, pelo menos, mais um companheiro na equipa para me apoiar nos sprints”, começa por desabafar o velocista francês, de 31 anos.

“Sabia que a equipa iria dedicar-se 100% à classificação geral, mas durante o Paris-Nice dei o exemplo, creio que fui um bom profissional e um bom companheiro de equipa”, continua Démare.

PUB
Giant TCR 2024

“Poderíamos ter feito grandes coisas juntos na equipa. Não foi uma corrida entre mim e o Thibaut [Pinot esteve no último Giro e é com alguma surpresa selecionado para o Tour, que o preteriu por admitir ser-lhe difícil suportar a pressão dos media e as expectativas dos adeptos franceses de ver nele um candidato do país à camisola amarela]”…

…”Ou entre nós os três [incluindo David Gaudu, o líder incontestado, cuja presença no Tour era indiscutível]. Juntos haveria uma maneira de fazermos um bom trabalho. Creio que tinha lugar como trabalhador de equipa. Mostrei ao Marc [Madiot] que estava desagradado com a sua decisão, disse-lhe: ‘estou revoltado e indignado com o que me está a fazer, depois de todos esses belos anos em que dei tudo à equipa’. Apagar doze anos desta maneira… é difícil de compreender. Para mim acabou!” conclui Démare.

Aguarda-se pelos desenvolvimentos…

Lê também:

Giro Next Gen: António Morgado a 36 segundos da ‘rosa’

PUB
Prototype

Imagens: Groupama-FDJ Twitter

Também vais gostar destes!