Sepp Kuss (Jumbo-Visma) venceu a primeira grande etapa de montanha do Tour de França nos Pirenéus, destacando-se como o corredor mais forte de um grande grupo em fuga desde o início da etapa de 191,3 km. O norte-americano atacou nas encostas íngremes e sinuosas do Col de Beixalis e, em seguida, desceu até Andorra la Vielle para vencer em solitário.

PUB
Beeq

Kuss resistiu à perseguição de Alejandro Valverde (Movistar), que terminou a 23 segundos, na segunda posição. Wout Poels (Bahrain Victorious) venceu o sprint pelo terceiro lugar, a 1.15 minutos. O holandês lidera a classificação da montanha.

Entre os que lutam pela classificação geral, a Ineos e a Movistar tentaram sacudir a corrida na subida de Port d’Envalira, com 2.408 metros de altura, mas os ataques de Richard Carapaz em Beixalis não resultaram. Tadej Pogačar (UAE Emirates) ficou sem auxílio dos seus companheiros de equipa, mas não teve grandes dificuldades para controlar os principais adversários, mostrando-se atento apenas a Jonas Vingegaard, quando o corredor do Jumbo-Visma tentou o seu (único) movimento.

O grande perdedor do dia foi o francês Guillaume Martin (Cofidis), que deixou 3.54 minutos na estrada para os seus rivais e caiu para nono, a 7.58 minutos de Pogacar. Quem está de volta aos segundos e terceiro lugares são Rigoberto Urán (EF Education-Nippo) (5.18) e Vingegaard (5.32), respetivamente.

PUB
Giant TCR 2024

Kuss é o primeiro norte-americano a vencer uma etapa do Tour numa década. “É incrível. Estou sem palavras. Para ser honesto, tenho sofrido muito neste Tour, não sentia que tivesse pernas para ganhar uma etapa. Hoje chagávamos perto da minha casa moro e estava muito motivado. Finalmente voltei a ter pernas muito boas, estou muito feliz”, disse o trepador da Jumbo-Visma após a vitória.

“Foi um dia difícil na fuga. Conheço a subida final bastante bem. Não a subo muitas vezes nos treinos porque é muito difícil, mas o início é duro e pensei que se atacasse aí e conseguisse uma boa vantagem, poderia tentar segurá-la até o fim”, explicou Kuss.

Também vais gostar destes!