Guido Tschugg é uma daquelas “personagens” que passarem toda uma vida em redor de bicicletas. É quase um Hans Rey europeu, passamos a expressão sem querer ofender o Guido, que é mais novo que Hans… Por exemplo, as participações deste rider nos primeiros Red Bull Rampage são memoráveis e desde 2013 que Guido é um fervoroso adepto de e-bikes. Neste vídeo, e neste artigo, ele dá-nos quatro grandes dicas para andar de e-BTT na neve!

PUB
Specialized Levo

Este veteranos das bikes confessa que todos os anos vai à Gran Canária pedalar neste altura do ano. “É um lugar ideal para desfrutar de condições perfeitas de Inverno na Europa. A ilha tem uma grande variedade de trilhos, uns secos e cheios de poeira, outros muito verdes”. E neve, claro…

Guido está ligado à Husqvarna Bycicles há algum tempo e, porque gosta de partilhar a sua experiência com o “resto do mundo”, aqui ficam os seus conselhos para andar de e-BTT na neve. Por cá, a haver neve é nesta altura do ano; se és dos que tem oportunidade de andar em terrenos nessas condições, aproveita estas dicas e curte o vídeo acima!

1. Os pneus certos

Um ponto muito importante, garante Guido, porque é o elemento que mais influencia o comportamento da bike sobre a neve.

“Uso pneus para lama, robustos e tubeless: assim posso baixar bastante a pressão. Podes arriscar um pouco mais neste ponto, especialmente se a neve for profunda e não haja o risco de embates em pedras”, diz.

PUB
Beeq

2. Pedais de plataforma

Conseguir reagir rapidamente é fundamental, ainda para mais num terreno que pode trazer muitas surpresas e pouca aderência. “A neve faz derrapar muito e é certo que vais cair muitas vezes. Por isso monta pedais de plataforma, para que consigas tirar os pés dos pedais fácil e rapidamente. Assim consegues melhorar a tua relação com a bike e é mais fácil dar uma ‘patada’ no chão quando é preciso”, refere Guido.

3. Posição na bicicleta

Mantém a calta em cima da bicicleta, faz manobras com controlo, reaje rapidamente… “Na neve deves estar descontraído e não tentar ‘lutar’ com as mudanças de direção que a bicicleta teima em fazer sozinha. A posição a dotar deve ser a mesma que tens em terrenos muito enlameados, com o peso projetado para trás”, explica o atleta da Husqvarna.

“Quanto mais profunda é a neve, mais tento ter o corpo mais atrás. É preciso treino para encontrar o equilíbrio e impedir que a roda da frente entre em descontrolo, contudo”.

PUB
Beeq

4. Enfrentar bem as curvas

Andar a direito é fácil, mas na hora de curvar na neve as coisas complicam-se. “Para ter sucesso nas curvas é preciso controlar a velocidade de entrada nas mesmas. Usa mais o travão de trás do que o da frente, trava quando ainda vais a direito, mais cedo do que o normal, e não dentro da curva. Tens de conseguir reduzir a velocidade a tempo…”, sugere Guido.

“Na curva deixo cair o meu pé do lado de fora para fazer mais peso nos pneus e melhorar a tração e impedir que a bike escorregue por debaixo de mim. E não te esqueças de olhar bem para a frente, para onde queres ir e não para onde está a roda da frente”.

Mais info:

Também vais querer ler…

4 (grandes) dicas para ‘combater’ a lama este Inverno!

Fotos e fonte: Husqvarna Bycicles

Também vais gostar destes!