A Volta a Espanha regressou hoje aos terrenos prediletos dos ciclistas mais rápidos do pelotão e, com um traçado totalmente plano, não era difícil de prever que a discussão da etapa seria ao sprint. Contudo, a queda de Kaden Grooves deu lugar a outros favoritos, e Alberto Dainese levou a melhor.

PUB
KTM

Foram 177 kms percorridos entre La Bañeza e Íscar, maioritariamente planos e sem grandes dificuldades. À partida, hoje seria o dia ideal para o defensor da camisola dos pontos, Kaden Grooves (Alpecin Deceuninck), contudo este caiu à entrada do último km…

Apesar das condições pouco favoráveis para a criação de uma fuga, após 10 kms quatro homens destacam-se na frente da corrida: Clément Davy (Groupama-FDJ), Paul Lapeira (AG2R Citroën), Mathis Le Berre (Arkéa Samsic) e Michal Schlegel (Caja Rural-Seguros RGA).

O quarteto mostra-se forte ao conseguir manter uma boa velocidade média na frente (acima dos 45 km/h) e desta forma, a diferença rapidamente cresce para quase três minutos.

No pelotão soaram os alarmes, principalmente na Alpecin-Deceuninck, mas também noutras equipas com pretensões ao sprint, como por exemplo a UAE Emirates.

PUB
Giant TCR 2024

Com a junção de forças no pelotão, e após controlada a fuga, o tempo começa a ficar escasso para os fugitivos, que a pouco e pouco vão sendo alcançados. Clément Davy foi o último a render-se perante um pelotão que rodava ferozmente a 19,3 kms da meta.

Na aproximação à meta, já dentro do último km, um descuido por parte dos homens da Alpecin dá origem a uma aparatosa queda, que deita por terra as ambições de Grooves. Mas, para outros ciclistas, a oportunidade surgiu…

Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) foi o primeiro homem a ser lançado ao sprint (e que sprint!), mas contentou-se com o segundo lugar, porque mais rápido vinha Alberto Dainese (DSM-Firmenich), que venceu sobre a linha de meta.

PUB
Prototype

Sepp Kuss mantém-se líder. Jonas Vingegaard é segundo, a 17 segundos, e Primoz Roglic (Jumbo-Visma) permanece no terceiro posto, a 1m08s.

Mais info:

Lê também:

Vuelta 2023 – etapa 18: Remco Evenepoel conquista a terceira [com vídeos]

Imagens: La Vuelta

Também vais gostar destes!