No final de uma primeira etapa do Tour eletrizante, com início e chegada a Lille (184,9 km), Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) conquistou a vitória ao sprint num grupo de 33 unidades que ganhou vantagem nos últimos 20 quilómetros devido aos ventos cruzados. 

PUB
Nova Trek Top Fuel

Dia menos bom para alguns corredores importantes, e desde logo para João Almeida, que ficou cortado no segundo grupo que perdeu 39 segundos, entre outros, para Tadej Pogacar (UAE Emirates), Jonas Vingegaard e Matteo Jorgenson (Visma Lease a Bike), e Enric Mas (Movistar), mas mais nenhum homem da geral.  

Devido ao corte provocado por dois corredores da Visma, Tiejs Benoot e… Vingegaard, também Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Primoz Roglic ou Florian Lipowitz (Red Bull-Bora) perderam o mesmo tempo do português, enquanto os irmãos Yates já perderam minutos… 

De resto, também sprinters como Jonathan Milan (Lidl-Trek) e Tim Merlier (Soudal Quick-Step) foram apanhados de surpresa pelo corte, aproveitando Jasper Philipsen, sempre bem posicionado e protegido pela sua equipa, com destaque para Mathieu van der Poel, impôs no final de um sprint perfeitamente controlado, à frente de Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) e Soren Waerenskjold (Uno-X Mobility).  

Com esta vitória, numa etapa corrida a mais de 47 km/h de média, o velocista belga é o primeiro camisola amarela deste Tour, com quatro segundos de vantagem sobre Girmay e seis sobre Waerenskjold. 

Nelson Oliveira (Movistar) chegou no segundo grupo, com João Almeida. Na geral, os portugueses estão a 49 segundos do líder Jasper Philipsen.  

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Destaque, ainda, para as muitas quedas, que causaram dois abandonos importantes: os contrarrelogistas Filippo Ganna (Ineos) e Stefan Bisseger (Decathlon). Enquanto Lenny Martinez (Bahrain) passou mal durante toda a etapa e foi o último a terminar, a mais de 8 minutos.

Classificações 

Crédito da imagem: LeTour – https://x.com/LeTour/status/1941522675374977443/photo/1

Também vais gostar destes!