Jasper Philipsen voltou a mostrar porque é um dos sprinters mais temidos do pelotão. Tal como já tinha feito no Tour, o belga da Alpecin-Deceuninck venceu a primeira etapa da Volta a Espanha, em Novara, e assumiu a liderança da 80.ª edição.

PUB
Beeq E-Bikes

Num percurso de 186,7 quilómetros entre Turim e Novara, Philipsen impôs-se com autoridade num sprint final lançado na perfeição pela equipa. O britânico Ethan Vernon (Israel-Premier Tech) foi segundo e o venezuelano Orluis Aular (Movistar) terceiro, ambos com o mesmo tempo.

“É um momento especial, porque traz a camisola vermelha. Os companheiros colocaram-me perfeitamente, ganhei vantagem e consegui ganhar. Já estreei a camisola amarela no Tour, vou recordar sempre esta vitória”, disse o belga, que no Tour acabou por desistir à terceira etapa, depois de uma queda.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

A corrida começou junto ao monumento em homenagem a Fausto Coppi, em Turim, e rapidamente surgiu a primeira fuga, com seis ciclistas: Joel Nicolau (Caja Rural-Seguros RGA), Hugo de la Calle (Burgos-BH), Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step), Nicolas Vinokourov (Astana), Koen Bouwman (Jayco-AlUla) e Alessandro Verre (Arkéa-B&B Hotels). Verre garantiu os primeiros pontos da montanha e Reinderink brilhou no sprint intermédio, que lhe valeu o terceiro lugar provisório na geral.

O último resistente, Hugo de la Calle, foi alcançado a 38 quilómetros do fim, e a partir daí Alpecin-Deceuninck e Lidl-Trek controlaram o ritmo até à meta. No caos dos últimos 10 quilómetros, entre rotundas e curvas, a equipa de Philipsen foi a mais eficaz e colocou o seu líder no lugar certo para confirmar a vitória.

No fecho de uma etapa rápida, a quase 45 km/h de média, Philipsen lidera a geral com quatro segundos de vantagem sobre Vernon e Reinderink.

Entre os favoritos, não houve sobressaltos: João Almeida (UAE Emirates) foi 71.º, enquanto enquanto o outro português em prova, Ivo Oliveira (também UAE) foi 31.º, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

PUB
Equipamentos GSG

Philipsen parte de vermelho para a segunda etapa, mas a defesa do símbolo de líder não será fácil. O percurso de 159,5 quilómetros entre Alba e Limone Piemonte termina em subida de segunda categoria, cenário mais favorável aos homens da geral.

Classificações

Crédito da imagem: https://x.com/lavuelta/status/1959288940424200681/photo/1; https://x.com/AlpecinDCK/status/1959357529479082302/photo/2

Também vais gostar destes!