Aleksandr Vlasov esmagou a concorrência na crono-escalada do último dia da Volta à Romandia, este domingo, e arrebatou a competição.

PUB
Prototype

Terceiro na classificação geral antes desta jornada decisiva, o russo de Bora-hansgrohe exibiu as suas aptidões de trepador – e de bom contrarrelogista -, e ganhou o tempo suficiente no percurso de 15,8 quilómetros e 875 metros de desnível positivo, com final em alto (Villars) a 1259 metros de altitude, para suceder a Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), vencedor da anterior edição da corrida suíça.

Vlasov superou o alemão Simon Geschke (Cofidis) por 31 segundos e Gino Mäder (Bahrain Victorious) por 36 segundos, que ficaram as restantes posições de pódio. Em sérias dificuldades durante a segunda parte deste contrarrelógio, Rohan Dennis (Jumbo-Visma), que vestia a camisola verde de líder à partida para o exercício individual, foi apenas 22º na etapa, a 2.12 minutos do vencedor, e caiu do primeiro para o oitavo lugar na classificação geral.

“É um dia incrível para mim, é minha primeira vitória em etapas no World Tour, mas também minha primeira à geral. O meu objetivo era vencer esta  etapa. Não dei tudo no início da subida para economizar um pouco para o fase final, fui muito consistente. Agora sei que sou um corredor muito forte, o meu próximo grande objetivo é o Tour de França. Vou descansar um pouco e depois começarei a minha preparação. Ter vencido aqui é perfeito para a minha confiança”, declarou Vlasov no final da etapa.

PUB
Giant TCR 2024

No pódio final, ao lado de Aleksandr Vlasov, na segunda posição ficou Gino Mäder (a 50 segundos do russo) e Simon Geschke ocupa terceira posição (+55 segundos). O espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates), 8º na crono-escalada (+ 1’25”), baixou uma posição e termina em 4º da geral.

O top-10 fica completo com Ben O’Connor (AG2R Citroën Team, 5º), Damiano Caruso (Bahrain Victorious, 6º), Steven Kruijswijk (Jumbo-Visma, 7º), Luke Plapp (Ineos Grenadiers, 9º) e Einer Rubio (Movistar Team, 10º).

Também vais gostar destes!