Depois de uma bela semana de corrida no deserto dos Emirados, a 6ª edição do UAE Tour terminou neste domingo com a 7ª etapa e sua tradicional chegada ao topo de Jebel Hafeet.

PUB
KTM

E desta montanha saiu um improvável… Lennert Van Eetvelt. O jovem prodígio belga da Lotto Dstny foi o mais forte nesta subida final e venceu a etapa após um cenário de corrida completamente louco, conquistando igualmente o primeiro lugar da classificação geral!

 

O veredito, como esperado, foi ditado em Jebel Hafeet (10,9 km a 6,7%). Da fuga, apenas Emanuel Buchmann resiste, mas o alemão está apenas um minuto à frente do pelotão liderado pela Decathlon AG2R La Mondiale de Ben O’Connor.

PUB
KTM

Logo no início da subida, Brandon McNulty (UAE Emirates), 3º da geral, ficou para trás e, mais estranhamente, também o companheiro de equipa do norte-americano, o camisola vermelha Jay Vine não consegue acompanhar o ritmo quando ainda havia cerca de trinta corredores no pelotão. Desilusão para a UAE Emirates, na corrida do seu país, após a desistência por queda uns dias antes do principal candidato, Adam Yates.

 

Pello Bilbao (Bahrain Victorious) lança-se então ao ataque a 4,5 km da meta. Mas há mais quem tente, o que leve Buchmann a ser alcançado a 3 km do final.

Até que a primeira grande diferença foi conseguida por Lennert Van Eetvelt, que partiu para a ofensiva a 1,8 km da chegada. O jovem belga voa rumo à vitória da etapa e começa a ‘cheirar’ também a geral.

PUB
TrekFest 2024

 

O corredor da Lotto Dstny dá tudo e vence, à frente de Pello Bilbao, que lidera um grupo de cinco corredores, em que se inclui Ben O’Connor, líder virtual após o fracasso de Vine, Michael Storer (Tudor), Attila Valter (Visma-Lease a Bike) e Carlos Verona (Lidl-Trek).

 

Depois de alguma incerteza sobre se Lennert Van Eetvelt conquistaria o UAE Tour 2024, conclui-se que sim: por 2 segundos sobre Ben O’Connor. O australiano não disfarçou a deceção! O espanhol Pello Bilbao completa o pódio da geral, à frente de Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) e de Attila Valter.

Classificação


Créditos da imagem: Le Gruppetto Twitter –  https://twitter.com/LeGruppetto/status/1761726551979110709/photo/1

Também vais gostar destes!