Com a chegada do inverno, treinar ciclismo na estrada passa a ser um “desafio” um pouco mais exigente e com condições mais severas. Dias mais curtos, temperaturas mais baixas, humidade, chuva, até gelo…

PUB
Cube Litening Air

Estas variáveis exigem não só preparação física e mental, mas sobretudo uma preocupação maior e cuidadosa em relação à segurança, e isto tanto do ciclista como da sua bicicleta.

Podemos ajudar. De acordo com a nossa experiência, eis algumas ideias que achamos importantes de ter em conta quando saímos para treinar ciclismo nos meses de mau tempo. E especialmente quando está escuro.

Cuidados com a roupa e o corpo

No inverno, o esforço do ciclismo misturado com frio e humidade obriga a vestir-se de forma inteligente.

O uso de camadas funcionais é essencial, uma primeira camada respirável e sem algodão (de preferência tecido técnico ou lã merino), que afaste o suor da pele; depois, uma camada técnica, como um casaco, por exemplo; e, por último, um impermeável ou corta-vento para proteger da chuva, vento ou frio.

Não te esqueças das extremidades. Luvas apropriadas para o frio, calçado impermeável ou capas de chuva, e meias quentes ajudam a manter os pés e mãos com mobilidade. Mãos geladas dificultam o controlo da bicicleta.

Visibilidade e iluminação

No inverno, os dias curtos e a probabilidade de nevoeiro, chuva ou céu nublado podem reduzir drasticamente a visibilidade. Por isso, mesmo em treinos diurnos, deves usar luzes dianteiras e traseiras, além de roupas ou acessórios com elementos refletores.

PUB
Equipamentos GSG

Além disso, considera importante assumir a estrada de forma defensiva. Evita andar demasiado junto à berma (que costuma acumular água, areia ou lama). Essas zonas são muitas vezes as mais escorregadias e irregulares.

Condições da estrada e pneus

Chuva, neve, gelo, folhas molhadas ou lama alteram dramaticamente o comportamento da estrada. Esses elementos reduzem a aderência e aumentam o risco de quedas, especialmente em curvas ou descidas.

Para melhorar a segurança deves reduzir ligeiramente a pressão dos pneus pode aumentar a área de contacto com o solo, aumentando a aderência, útil em pisos molhados. Se possível usa pneus mais largos ou com um perfil mais resistente a furos.

Após cada treino em condições adversas, lava e lubrifica a corrente e verifica os travões. A humidade e a salinidade das estradas aumentam o risco de corrosão e perda de performance dos travões.

Escolhe o melhor percurso

Nem todas as estradas são iguais no inverno. Ruas secundárias, com pouca circulação, escuras ou sem manutenção tendem a acumular água ou detritos, e por isso são menos seguras que vias principais ou vias que recebam alguma manutenção.

PUB
Cube Litening Air

É preferível optar por percursos conhecidos, bem asfaltados, com bom pavimento e potencialmente bem iluminados se fores treinar no início da manhã ou ao fim da tarde.

Se o tempo piorar (chuva forte, vento, neve, gelo, visibilidade muito reduzida), adia o treino ou opta por uma alternativa como treinar em casa, nos rolos.

Crédito das imagens:
Arquivo GoRide / Gaerne

Também vais gostar destes!