Na 11ª etapa da 110ª edição da Volta a França voltámos aos terrenos prediletos dos homens mais rápidos do pelotão, e a confirmar novamente o seu favoritismo, Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) soma mais uma etapa no Tour 2023.

PUB
Selle SMP

Clermont Ferrand foi a localidade que acolheu a partida para o pelotão, com um traçado mais plano e com dificuldades ao alcance dos sprinters, os quase 180 kms de etapa terminaram em Moulins, num dia mais calmo para a geral.

A fuga que marca o dia era constituída por três corajosos ciclistas, que enfrentaram praticamente toda a jornada escapados ao grupo principal. Foram estes Andrey Amador (EF Education-Easy Post), Matis Louvel (Arkéa Samsic) e Daniel Oss (Total Energies).

Durante a prova a ação foi pouca ou, arriscamos mesmo a dizer, nenhuma… A fuga seguia controlada por um pelotão que queria uma chegada ao sprint,  à exceção da luta pelos pontos nos sprints intermédios pelo defensor da camisola verde.

A cerca de 50 kms do fim a fuga já estava ao alcance do pelotão, com pouco mais de 20 segundos de vantagem. Ainda assim, Daniel Oss não se dá por rendido e investe a solo, conseguindo ainda aguentar esta vantagem durante mais algumas dezenas de kms.

Pois bem, como esperado neste dia de “descanso” para os homens da geral, a aproximação à meta trouxe a já habitual luta pelo posicionamento e o nervosismo associado a estas operações coletivas.

A aproximação continha algumas partes técnicas, mas os últimos 1.200 metros eram em reta, perfeitos para o “comboio” mais organizado. A Jumbo-Visma comanda o pelotão durante os últimos kms, protege Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e prepara o sprint de Wout Van Aert (Jumbo-Visma).

No fim, a velocidades acima dos 65 km/h, o sprint acontece com muitos nomes na discussão e muitos toques e incidentes de risco… Apesar disto Jasper Philipsen não dá hipótese e levanta os braços pela quarta vez nesta edição do Tour de France. Dylan Groenewegen (Jayco AIUIa) é segundo e Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) faz terceiro no dia de hoje.

PUB
KTM

Na geral, as contas mantém-se e Jonas Vingegaard segue líder, Tadej Pogacar (UAE Emirates) é segundo, a 17 segundos, e Jay Hindley (Bora-Hansgrohe) fecha o pódio da geral, a 2m40s.

Vídeo resumo da etapa do canal de YouTube GCN Racing:

Fear Of Crosswinds Keeps Sprint Teams Alert! | Tour De France 2023 Highlights - Stage 11

Mais info:

Lê também:

Tour 2023 – 10ª etapa: Bilbao vence em dia caótico [com vídeo]

Imagens: twitter Volta a França

Também vais gostar destes!