Gustavo Veloso estreou-se como diretor desportivo em 2022. O espanhol foi uma referência do ciclismo por cá e não demorou a afirmar-se na sua nova função. A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua deu um salto de qualidade tremendo com a entrada de Veloso, aliado ao trabalho de Xavier Silva, filho do eterno mentor da equipa, falecido em 2021, Pedro Silva.

PUB
KTM

O peso daquele que tornou este projeto possível desde um exemplo como estrutura de formação, até à subida ao escalão Continental, continua bem presente. Não há ninguém que não recorde Pedro Silva na equipa. A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua continua a saber crescer e o que alcançou em 2022 foi a prova do excelente trabalho realizado, com Gustavo Veloso a revelar-se um homem do leme valioso.

Gustavo Veloso celebrou 43 anos no dia 29 de janeiro

Foram 17 conquistas (incluindo classificações secundárias), com o ponto alto a ser as vitórias que eram um sonho há tanto tempo. João Matias venceu duas etapas na Volta a Portugal, algo importante não só para a equipa, mas para o próprio ciclista. Sorriu de novo, após dois anos menos positivos na carreira. Encontrou nesta estrutura o que precisava para finalmente atingir todo o seu potencial.

Até venceu uma classificação da montanha na Volta ao Algarve, prova com categoria UCI mais elevada em Portugal, ele que é mais um sprinter. Tal fez-nos recuar um pouco na carreira do ciclista, pois na sua estreia na Volta a Portugal em 2017, andou vários dias com a camisola azul da montanha.

Esses bons tempos de João Matias estão de volta, num ciclista bom no sprint, mas um corredor de equipa por excelência e que foi essencial em ajudar a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua a dar um grande passo em frente em 2022.

PUB
Cube Stereo ONE

Matias parte, inevitavelmente como um dos líderes para a nova temporada, na qual o principal objetivo só pode ser continuar o excelente trabalho. É precisamente isso que Gustavo Veloso destacou na apresentação da equipa.

“Queremos continuar o trabalho desenvolvido em 2022 e temos um conjunto muito homogéneo. Nesta equipa funcionamos com uma família e isso está bem presente naquilo que fazemos, mas também nesta Gala de Apresentação. Muito obrigado a todos e continuaremos aqui para traçar o caminho desta equipa”, disse o diretor desportivo.

E o que melhor quando se quer de continuidade do que manter praticamente toda a equipa? Só saiu um ciclista – Pedro Pinto mudou-se para a Efapel Cycling -, entrando o jovem Rafael Barbas (fotografia em cima). Tem apenas 18 anos e estava na Landeiro-KTM-Matias & Araújo-Frulact. Vai iniciar a sua fase de sub-23, mas logo numa equipa Continental. Esta é uma estrutura que não abdica do seu lado de formação.

PUB
BH GravelX

Além de João Matias, Bruno Silva é outra voz da experiência, sendo um dos ciclistas mais respeitados do pelotão nacional. António Barbio regressou à modalidade e em boa hora. Tornou-se no braço direito de Matias e de Leangel Linarez no lançamento dos sprints.

Em 2023 a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua vai olhar ainda mais para Gonçalo Carvalho (fotografia em cima), corredor com potencial e que aos 25 anos já se deseja ver mais sempre que chega a montanha (e em Portugal é rara a prova em que não há subidas).

Do venezuelano Leangel Linarez só se esperam bons resultados. E foi com ele que a equipa deu o mote em 2022. É que logo na estreia de Gustavo Veloso como diretor desportivo na Prova de Abertura Região de Aveiro, Linarez venceu no dilúvio de Águeda.

E esta corrida irá marcar novamente o arranque de temporada em Portugal, já este domingo, 5 de fevereiro.

Reforços: Rafael Barbas (Por, 18 anos, Landeiro-KTM-Matias & Araújo-Frulact).

Permanências: Ángel Sánchez (Esp, 29), António Barbio (Por, 29), Bruno Silva (Por, 34), Francisco Morais (Por, 24), Gonçalo Amado (Por, 28), Gonçalo Carvalho (Por, 25), João Matias (Por, 31), Leangel Linarez (Ven, 25), Nicolas Saenz (Col, 25) e Rui Carvalho (Por, 27).

Saídas: Pedro Pinto (Por, 22, Efapel Cycling).

PUB
BH GravelX

Também vais querer ler…

Credibom-LA Alumínios-Marcos Car: a constante aposta na juventude

Fotografias: João Fonseca Photographer/Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

Também vais gostar destes!