Depois da velocidade da corrida de XCC de 6ª feira, eis que as expectativas  estavam lá no alto para a prova de XCO de elites de hoje na 1ª etapa da Taça Mundo XCO 2023, em Nové Město na Moravě, na Chéquia.

PUB
Cube Stereo ONE

Na elite masculina, estamos ainda por ver se está a começar o fim da era de Nino Schurter (não nos parece…) e o que não faltavam eram favoritos. Entre as senhoras, por sua vez, nomes como Evie Richards e Pauline Ferrand-Prévot estavam “em pulgas” para voltarem a erguer os braços na linha da meta, entre outras corredoras “habituais” nos pódios… Mas, no final, houve uma confirmação e uma surpresa. Aliás, duas surpresas…

Tom Pidcock a festejar a vitória.

A primeira surpresa foi a vitória de Puck Pieterse na elite feminina! Atleta normalmente presente nos circuitos de ciclocrosse, Pieterse andava também anteriormente na vertente XCO mas no escalão sub-23. Este ano, em estreia em elites, começa a época a bater aos pontos a concorrência, e com uma bela corrida.

Já a confirmação de que falamos é o triunfo de Tom Pidcock, de novo, e a segunda surpresa é a “luta” que lhe foi dada pelo francês Joshua Dubau na sua Rockrider… Mas já lá vamos…

Antes disso, a prestação portuguesa na vertente XCO destas Taça Mundo XCO e em elites, por intermédio de Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) e de Raquel Queirós (MMR Factory Racing).

PUB
Prototype

Após a excelente corrida de XCC por parte de Raquel Queirós na passada 6ª feira ao alcançar o 26º posto, neste domingo a atleta lusa não foi além do 77º lugar. Roberto Ferreira ficou na 84ª posição.

De volta aos vencedores em elite masculinos: Tom Pidcock confirmou o favoritismo, Schurter está na luta, Flückiger e David Valero desiludiram… O britânico disputou muito a corrida com o surpreendente Joshua Dubau, que à 5ª volta, perante a queda de Pidcock, passou para a frente.

Pidcock e Dubau andaram sozinhos na frente quase sempre, e na última volta Pidcock atacou, como lhe é normal, e triunfou com alguma vantagem. Nino Schurter completou o pódio, à frente de Jordan Sarrou e Thomas Griot.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Entre as senhoras, o favoritismo apontado a Evie Richards e a Pauline Ferrand-Prévot foi contrariado pela vitória da neerlandesa Puck Pieterse, 21 anos apenas. Richards estava pronta para fazer uma corrida ao seu jeito, mas um furo estragou-lhe os planos… Depois, Pieterse (Fenix-Deceuninck) superiorizou-se numa luta frenética que ocorreu quase durante toda a corrida frente a Ferrand-Prévot.

WOMEN'S XCO HIGHLIGHTS | UCI MOUNTAIN BIKE WORLD CUP

Loana Lecomte fechou o pódio. Evie Richards e Alessandra Keller, respetivamente, concluíram o top-5 da elite feminina.

Pieterse a festejar na chegada à meta.

Nota ainda para as corridas de XCO sub-23 de sábado, sendo que foram três os representantes portugueses – João Cruz, Diogo Neves e Ana Santos. Na vertente masculina, João Cruz cruzou a meta no 64º posto e Diogo Neves foi 69º. Ana Santos completou a prova feminina na 51ª posição.

Um momento da corrida de XCO sub-23.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Classificações:

No fim de semana de 11 de junho próximo há mais competição da Taça Mundo XCO 2023, desta feita em Lenzerheide, na Suíça. Transmissão será mais uma vez nos canais Eurosport e aqui em GoRide.pt terás todos os vídeos e resumos de cada prova, sem esquecermos os resultados dos portugueses presentes.

Mais info:

Lê também:

Taça Mundo XCO UCI: Raquel Queirós em 26º no XCC! E Pidcock ‘faz das suas’ outra vez… [com vídeos]

Taça Mundo XCM UCI: os resultados dos portugueses em prova [com vídeo]

Imagens: @daniapphoto / ucimtbworldseries.com / www.mtbnmnm.com / UCI Twitter / UCI Facebook / Facebook Raquel Queirós

Também vais gostar destes!