Uma das alterações do circuito da Taça do Mundo de XCO deste ano é a integração no circuito da vertente de XC maratona em cada paragem da competição ao longo do ano. Ou seja, passa a existir também uma Taça Mundo XCM UCI, sendo que, em 2023, a 1ª etapa foi mesmo esta de Nové Město na Moravě, na Chéquia, que tem amanhã as corridas de XCO em elites.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Tivemos três portugueses em ação: Tiago Ferreira, José Dias e Filipe Francisco. E com resultados bastante bons! O melhor português foi Tiago Ferreira (DMT Racing Team), em 10º lugar, mas a diferença para o vencedor foi de apenas seis segundos, tal como José Dias (Buff-Megamo Team), em 11º lugar, ficou a oito segundos apenas do primeiro classificado.

Isto porque estes dois atletas portugueses chegaram juntos, praticamente, e a fechar um grupo de cerca de uma dúzia de ciclistas que chegaram ao fim agrupados. O mais forte na parte final foi o italiano Fabian Rabensteiner, que terminou as duas voltas ao track em 4h26m21.

O outro português em ação, Filipe Francisco (também da DMT Racing Team), chegou no grupo seguinte e ficou no 44º lugar, a 19m01s do vencedor.

O 2º e 3º lugares ficaram entregues ao também italiano Nicolas Samparisi e ao alemão Stiebjahn, ambos a escassos dois segundos. Aliás, em virtude de terem chegado todos juntos, os classificados entre o 2º e o 6º lugar ficaram todos com o mesmo tempo.

PUB
TrekFest 2024

Refira-se que este percurso de BTT XC maratona (XCM) em Nové Město na Moravě era composto por duas voltas a uma espécie de circuito com 60 km, totalizando qualquer coisa como 120 km (com sensivelmente 2.500 D+ de acumulado positivo).

Na categoria feminina, vitória para Lejla Njemcevic, com Katarzina Sosna e Irina Lutzelschwab em 2º e 3º lugares, respetivamente.

PUB
TrekFest 2024

Classificações completas abaixo.

Classificações:

Mais info:

Lê também:

Taça Mundo XCO UCI 2023: é agora que Nino Schurter ‘quebra’? Onde ver em direto!

Taça Mundo XCO UCI 2023, elite feminina: Evie Richards e ‘mais 10’?

Imagens: ucimtbworldseries.com / www.mtbnmnm.com / UCI MTB Twitter / UCI MTB Facebook / Jan Brychta Photo / svetcyklistiky.cz

PUB
Specialized Levo

Também vais gostar destes!