Constituiram o início oficial da competição de elites na Taça Mundo XCO UCI deste ano, estas corridas de XCC de homens e senhoras, ontem, numa versão mais curta do famoso circuito de Nové Město na Moravě, na Chéquia.

PUB
Beeq

E ali aconteceu a estreia também oficial de Raquel Queirós na categoria de elites, que na época passada andou em sub-23. A portuguesa da MMR Factory Racing ficou em 26º lugar e à frente de nomes inconfundíveis como Kate Courtney e Mona Mitterwallner.

Imagem: @daniapphoto

Quanto aos vencedores das corridas, surpresa mais entre as senhoras do que entre os homens, com o britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) a chegar primeiro (com um ataque final bombástico, mais uma vez…) e Laura Stigger (Specialized Factory Racing) a bater a concorrência.

Todas as melhores atletas do XCO internacional estavam alinhadas à partida: Jolanda Neff (Trek Factory Racing XC), que ali venceu o XCC há um ano, Alessandra Keller (Thömus Maxon), para defender o título de XCC, e Pauline Ferrand-Prévot (Ineos Grenadiers), campeã do mundo… Entre muitos outros nomes, claro.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Stigger permaneceu tranquila e a aguentar o ritmo forte de toda a corrida, e no momento certo assumiu a frente do pelotão para chegar em primeiro. Logo a seguir ficaram Alessandra Keller (Thömus Maxon) e Sina Frei (Specialized Factory Racing), sendo que as diferenças são escassos segundos apenas.

Raquel Queirós ficou a apenas 21 segundos da frente, por exemplo, visto que a corrida de XCC é muito rápida e as atletas fazem o circuito sempre agrupadas, praticamente. Classificações mais abaixo, e vídeo também.

WOMENS XCC HIGHLIGHTS | UCI MOUNTAIN BIKE WORLD SERIES
PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Na elite masculina, a seguir a Tom Pidcock (Ineos Grendiers), na sua novíssima Pinarello Dogma XC, chegou Sam Gaze (Alpecin-Deceuninck) e Luca Schwarzbauer (Canyon CLLCTV).

Duas curiosidades: este último, o alemão Schwarzbauer (que até há bem pouco tempo estava em sub-23), surge neste início de época em bela forma, assumiu a frente da corrida em permenância e marcou um ritmo muito alto.

E nota para o facto dos dois primeiros classificados, Pidcock e Gaze, terem estado para não entrar nesta corrida de XCC, visto que apenas os primeiros 40 atletas do ranking UCI do ano passado podem alinhar.

O vídeo com os melhores momentos desta corrida está no início deste artigo e as classificações completas estão já aqui abaixo. Hoje corre-se o XCM e as categorias de juniores e sub-23 com muitos portugueses e portuguesas em ação. E aguardamos pelas corridas de elites de domingo, que serão transmitidas em direto para Portugal pelos canais Eurosport.

Classificações:

PUB
Giant TCR 2024

Mais info:

Lê também:

Taça Mundo XCO UCI 2023: é agora que Nino Schurter ‘quebra’? Onde ver em direto!

Taça Mundo XCO UCI 2023, elite feminina: Evie Richards e ‘mais 10’?

Imagens: @daniapphoto (principal) / ucimtbworldseries.com / www.mtbnmnm.com / UCI Twitter / UCI Facebook / Facebook Raquel Queirós

Também vais gostar destes!