Neste fim de semana Anadia volta a deter um papel central num importante evento internacional de ciclismo. Após ter sido o anfitrião dos Campeonatos Europeus de BTT e Pista em julho, o município está agora preparado para acolher as últimas etapas da Taça da Europa de BMX.

PUB
Specialized Levo

De 1 a 3 de setembro, sendo que o dia 1 de setembro será dedicado apenas aos treinos oficiais, a pista olímpica de BMX localizada no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos, será o palco das rondas 11 e 12 da Taça da Europa de BMX, encerrando assim o calendário competitivo com as duas derradeiras etapas pontuáveis. Este regresso segue o êxito alcançado no mesmo evento em 2021.

Por ali estarão os mais talentosos e prestigiados atletas de BMX, provenientes de 28 países diferentes, num total de 375 inscritos. Entre esses países estão Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chéquia, Colômbia, Chile, Dinamarca, Eslováquia, Estónia, Estados Unidos da América, Espanha, Finlândia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Portugal, Rússia, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Destacam-se nas listas de participantes alguns nomes ilustres como: Bethany Shriever (Reino Unido), atual campeã do mundo e olímpica, Mariana Pajon (Colômbia), bicampeã olímpica, Laura Smulders (Países Baixos), com um considerável número de vitórias em Taças do Mundo e Zoe Claessens (Suíça), recentemente coroada campeã europeia.

Estas são apenas algumas das estrelas a competir, sem esquecer da dinamarquesa Malene Kejlstrup, atual líder do ranking da Taça da Europa na categoria feminina de elite.

Na categoria masculina de elite, a lista de participantes é igualmente repleta de nomes de peso no mundo do BMX. Incluem-se Kye Whyte, do Reino Unido, vice-campeão olímpico, Ross Cullen, também do Reino Unido, finalista no último Campeonato do Mundo, e Ruben Gommers, da Bélgica, atual líder do ranking da competição.

PUB
Novidades Trek 2024

A seleção nacional portuguesa também se fará representar na Taça da Europa com os detalhes da convocatória a serem divulgados nos próximos dias.

A programação do evento terá início na sexta-feira com os treinos oficiais, enquanto as corridas estão agendadas para sábado (11ª etapa) e domingo (12ª etapa), decorrendo entre as 9h e as 16h. As manhãs serão reservadas para as corridas das categorias de elite, sub-23, juniores e cadetes – as principais categorias – enquanto as tardes serão dedicadas às diversas categorias challenge.

Os residentes do concelho de Anadia terão entrada gratuita mediante apresentação de um documento que comprove a sua residência. Adicionalmente, serão disponibilizados bilhetes à venda no local do evento, tanto diários, que terão um custo de 10 euros, como para os dois dias, com o custo de 15 euros. A prova será ainda transmitida ao vivo online para aqueles que não possam estar presentes.

Mais info:

Lê também:

Vuelta 2023 – etapa 5: Kaden Grooves novamente ao sprint [com vídeo]

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!