Fomos desafiados a fazer a cobertura completa do Skoda Titan Desert Almería 2022 e, apesar de estarmos mais habituados às provas de estrada, não hesitámos. Bastará seguir-nos nas redes sociais para acompanhar tudo o que for acontecendo no evento ao longo do fim de semana, com conteúdo adicional ao que aqui vamos publicando. Mas, antes de mais, admitimos que tudo o que rodeia este Titan em Espanha é cativante.

PUB
Beeq

Esta sexta-feira foi dia de um prólogo de 11 quilómetros, que a nível de classificação não tem expressão, o tempo não contará. Mas contou para definir quem parte em que box. Pelo que este primeiro dia foi muito de afinar os pormenores das bicicletas e… de conviver. Reinou a boa disposição que contagia a todos.

Pela frente, estes 283 corredores (250 homens e 33 mulheres) – 119 são estreantes – terão cerca de 370 kms e mais de sete mil metros de acumulado… em quatro dias. Nada parece desanimá-los. O que por aqui mais se ouve é que todos vêm pela experiência. Pelo desafio.

E claro que há também quem venha pelo lado competitivo. Afinal estamos numa corrida de muito prestígio no BTT e há quem se prepare muito bem com o objetivo de disputar e tentar ganhar o Titan. Casos de Josep Betalú (já uma lenda) e o casal Kenny e Vera Looser, ela a atleta favorita no escalão feminino.

Há também quem tenha vindo para desfrutar, mas quando põe o dorsal… Luis Ángel Maté, ciclista da Euskaltel-Euskadi que estes dias vai trocar a estrada pelo BTT, assim o admitiu!

PUB
Specialized Levo

Conversou-se, tiraram-se selfies, fizeram-se uns vídeos, travaram-se novas amizades e fez-se a festa quando chegou o momento de se dar as primeiras pedaladas. Assim foi a tarde em El Toyo, Almería. Até a música ajudou, pois afinal nada como um bom rock que atravessa gerações para animar ainda mais o ambiente.

Dizem-nos que assim é o Titan e assim acontece, até porque o nosso colega Nuno Margaça participou já em dez edições, mas em Marrocos. Mas será que este sábado a boa disposição vai continuar? Serão 102 quilómetros, com 1.715 metros de acumulado, com início e fim em El Toyo. Até se pode dizer que é um início “soft” tendo em conta o que espera aos atletas nos próximos dias.

Mas sim, o mais provável é que a boa disposição continue, pois estar no Skoda Titan Desert Almería 2022 é mais do que uma “simples” corrida. É uma experiência para mais tarde recordar e contar certamente muitas aventuras.

A imagem abaixo mostra o que pode ser o dia de um atleta neste Titan:

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

O impacto da prova

Segundo os números fornecidos pela organização, estamos a falar de uma competição vista em mais de 120 países, nos cinco continentes. Nos media online somam mais de 200 notícias e, claro, uma forte presença nas redes sociais, como não poderia deixar de ser.

São 12 as nacionalidades representadas entre os atletas, incluindo dois portugueses. Um é Flávio Cunha, o atleta que cá está pela equipa GoRide/Movefree.

Flávio Cunha, GoRide/Movefree.

Podem ouvir-se várias línguas, mas todos partilham o gosto pelo BTT e por um desafio que faz pensar “que pena que a bicicleta ficou em casa”… Claro que quando se olha para as etapas…

Este Titan de Almería vai testar a resistência física e mental dos atletas, pois além dos quilómetros e do acumulado, o calor e o vento (que neste primeiro dia se fez sentir e bem) ajudam a elevar a dificuldade da competição.

Galeria de imagens GoRide do dia 1 | Prólogo

Imagens de Elisabete Silva / GoRide.pt

PUB
Riese & Müller Multitinker

Resumo do percurso/etapas:

Etapa 1, dia 8 outubro: EL TOYO – EL TOYO //  Km: 102 km //  Acumulado: 1.715 m

Após o prólogo de 6ªfeira, dia 7 de outubro, eis que a prova arranca “a sério”. Com partida e chegada no acampamento, a primeira etapa tem logo mais de 100 km e um acumulado de subida “puxado”.

Etapa 2, 9 Outubro: EL TOYO – TABERNAS // Km: 65 km // Acumulado: 1.831 m

No segundo dia, a dificuldade aumenta. Serão 65 kms de média montanha, entre El Toyo e Tabernas, com várias súbidas complicadas e descidas bastante técnicas, garante a organização.

Etapa 3, 10 outubro: TABERNAS – TABERNAS // Km: 116 km // Acumulado: 2.307 m

Já a etapa Škoda We love Cycling, a 3ª, será o maior dos desafios para os participantes neste Titan. Terá 116 kms e mais de 2.000 D+. Os atletas irão ao El Alto de Velefique (já foi a meta de uma etapa da Vuelta por cinco ocasiões…) e neste dia está incluído o desafio Škoda Challenge. “Um sector de ‘cronoescalada’ de 16 kms que recompensará com bonificações na classificação geral o atleta e a atleta que o terminarem mais depressa”.

Etapa 4, 11 outubro: TABERNAS – EL TOYO // Km: 67 km // Acumulado: 1.231 m

Por fim, a última etapa dá pelo nome de Etapa de la Legión Espíritu de Marcha, no espanhol original: um percurso de 61 kms que passa pela Base Militar Álvarez de Sotomayor.

Nos próximos dias teremos a oportunidade de ficar a conhecer melhor os atletas, pois o Titan também cria as suas lendas. Do BTT ao ciclismo de estrada e até o mundo das duas rodas, mas com potentes motores – MotoGP – está representado com Maverick Viñales. Lá está, aquele desafio irresistível!

Mais info e classificações:

Fotos via Facebook do Skoda Titan Almería:

Também vais querer ler…

Apresentada a prova Skoda Titan Desert Almería 2022 [com vídeo]

Imagem principal: Skoda Titan Almería 2022
Restantes imagens: Elisabete Silva, GoRide.pt, em Almería

Também vais gostar destes!