O dia prometia ser difícil, mas as condições climatéricas acabaram por colocar a fasquia demasiada alta e, principalmente, perigosa para os atletas da Titan Desert. Os 106 quilómetros, com 2307 metros de acumulado colocaram a etapa a começar e acabar em Tabernas como a rainha desta edição da corrida. Contudo, entre frio, vento forte, chuva e – para garantir que o dia era mesmo complicado – granizo, a organização optou por encurtar a tirada, quando esta já se estava a disputar.

- - - Pub - - -

Shimano Deore 12v

A decisão foi terminar aos 56 quilómetros, na zona do Skoda Challenge, que atribuía um minuto de bónus a quem passasse primeiro. “Decidimos parar a corrida no Alto de Velefique depois de analisar a informação meteorológica, os relatórios dos nossos checkpoint na subida e das duas bicicletas na frente da corrida, que deixaram o campo uma hora e meia antes”, explicou o diretor da prova, Manuel Tajada.

© Titan Desert

Com esta decisão, Sergio Mantecón (Kross Racing Team) ultrapassou na geral Josep Betalú (KH7-Logifrío). Mantecón estava a ser o mais rápido, sendo o primeiro a chegar à zona do Skoda Challenge e lidera agora a Titan Desert com 44 segundos de vantagem sobre Betalú, que venceu duas das quatro tiradas realizadas. Falta apenas uma, com este último a continuar na perseguição do feito histórico de uma quinta vitória consecutiva.

“Foi uma etapa extenuante, em condições extremas. A subida difícil e, especialmente, o ritmo alto na batalha pelo bónus do Skoda Challenge, só tornou as coisas piores. Para mim era crucial conseguir esse bónus, por isso dei tudo. O meu objetivo era ficar com a camisola de líder. Agora tenho de a defender. Betalú é como eu, um atleta dinâmico e ele irá levar [a luta] até mim, como eu levei até ele. Agora depende de mim defender a camisola”, afirmou o novo líder da geral, Sergio Mantecón.

© Titan Desert

A luta pelo pódio será entre estes dois atletas, mas em aberto está ainda o terceiro posto. David Arroyo (Primaflor Mondraker Xsauce) está a 9:31 da liderança, mas tem apenas 1:23 de vantagem sobre Jesús del Nero (Gobik Factory Team) e Julen Zubero (Victoria By Lapierre Cicles Zubero).

© Titan Desert

Já nas senhoras, nem o mau tempo afetou Clàuda Galicia (Megamo Factory). Continua a dominar por completo, sendo a mais rápida todos os dias e já tem 34:16 minutos de vantagem sobre a concorrência. Na luta pelos restantes lugares, Silvia Roura (KH7-Logifrío) tem quase sete minutos para gerir para garantir o segundo, com Ramona Gabriel (Garmin-Lapierre) também a ter o pódio praticamente seguro, salvo algo de excecional, pois são mais de 20 minutos de vantagem para a quarta classificada, María Díaz (Bull Bikes Armilla).

LÊ TAMBÉM:  Titan Desert: Mantecón termina com hegemonia de Betalú, Galicia dominou

Para fechar a 15ª edição da Titan Desert, que este ano não só mudou de data como de local devido à pandemia – trocou Marrocos pela região de Almería, no sul de Espanha -, os atletas terão pela frente uma etapa de 64 quilómetros entre Tabernas e El Toyo, com 1204 metros de acumulado.

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.