A organização já havia sido forçada a alterar a data numa tentativa de evitar o cancelamento da mítica Titan Desert. Os esforços para garantir que a prova se realize em plena pandemia, levaram agora a uma mudança de cenário. A Titan Desert deixa Marrocos e vai realizar-se em Almería, entre 2 e 6 de novembro.

PUB
Orbea Genius Dealers

No comunicado em que anuncia a mudança para Espanha, a organização salienta como a história desta corrida se deve ao país africano, ficando o desejo de regressar. Porém, num ano em que tudo tem sido tão incerto, ter Almería a receber os atletas que querem enfrentar um enorme desafio, é visto como “motivante e entusiasmante” para os que todos os anos têm organizado a Titan Desert, uma das provas mais importantes.

As suas cinco difíceis etapas (400 quilómetros) e os mais 500 participantes vão passar pelos seguintes municípios: Almería, Níjar, Tabernas, Turrillas, Lucainena de las Torres, Sorbas, Uleila del Campo, Gérgal, Santa Fe de Mondújar, Nacimiento, Alboloduy, Rioja, Gádor, Pechina, Benahadux e Viator. Duas das etapas de montanha serão pela Serra de Alhamilla e estamos a falar de um desnível de sete mil metros.

Esta é uma prova com um forte impacto mediático e a 15ª edição vai contar com alguns nomes bem conhecidos do ciclismo. Apesar de já terem terminado a carreira, o bichinho das bicicletas nunca desaparece. Inevitavelmente o nome de Miguel Induráin chama (e muito) a atenção, ainda mais com a corrida a realizar-se em Espanha.

Aos 56 anos, o vencedor de cinco Voltas a França, enfrenta num novo desafio, tal como o francês Sylvain Chavanel, de 41 anos, e que se retirou apenas há dois. Outro nome e que será bem conhecido do público português é Melchor Mauri. O espanhol, agora com 54 anos, passou pelo ciclismo nacional entre 1999 e 2003, tendo representado por duas temporadas o Benfica e depois a Milaneza-MSS, durante três épocas. Em 1999 venceu uma Volta ao Algarve, oito anos depois de conquistar uma Vuelta.

Outro espanhol é Josep Betalú, com este a fazer nome de outra forma e é já um dos atletas que marca a história da Titan Desert, com quatro vitórias e preparado para lutar por uma quinta.

PUB
Prototype

Também vais gostar destes!